A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que transporta dois milhões de passageiros por dia, enfrenta constantemente o desafio de calcular a melhor maneira de atender a uma população de quase 20 milhões de habitantes da região Metropolitana de São Paulo. Nos últimos anos, a CPTM tem investido na extensão de suas linhas, na construção e reforma de estações, na dinamização de infraestrutura e também no aumento e recuperação de sua frota, com a meta de transportar 3,2 milhões de passageiros diariamente.
Hoje, a companhia atua em 22 municípios, através de seus 119 trens e 89 estações operacionais. Participando como coadjuvante deste trabalho de melhoria na qualidade do transporte público está o software de análise estatística IBM SPSS Statistics, utilizado pela área de Planejamento de Transporte da CPTM.
Pesquisa Origem e Destino
Projetar novas linhas de metrô, trem, corredores de ônibus ou grandes intervenções no sistema de vias de uma metrópole como São Paulo é uma tarefa que requer um conhecimento detalhado dos deslocamentos realizados pela sua população.
Pensando nisso, há mais de quatro décadas é preparada pelo Metrô a Pesquisa Origem e Destino, também conhecida como O/D, com o objetivo de coletar dados e informações dos deslocamentos da região Metropolitana de São Paulo. Realizada a cada dez anos, a pesquisa de campo leva de seis a sete meses para ser concluída e a cada cinco anos passa por uma aferição. Ela identifica as principais viagens diárias dos passageiros conforme o motivo e o modo de transporte utilizado, aponta os fluxos de deslocamento na cidade e permite identificar as carências no atendimento da demanda de transporte.
As análises dos resultados desta pesquisa são obtidas com o software IBM SPSS Statistics e todas as informações coletadas são compartilhadas entre as diversas empresas de transporte público do Estado de São Paulo, como a SPTrans (São Paulo Transporte), a CPTM e o Metrô.
Consolidação de dados
A última Pesquisa Origem e Destino foi apurada em 2007 e foi nesta mesma época que a gerência de Planejamento de Transporte da CPTM resolveu adotar o software IBM SPSS Statistics.
Composta por técnicos, economistas, engenheiros e arquitetos, a equipe de Planejamento de Transporte da CPTM utiliza as informações da Pesquisa O/D como base dos primeiros estudos para novos traçados de linha, demanda por transporte, novas estações, etc. "Esta pesquisa nos dá uma visão macro sobre a utilização do transporte na região Metropolitana. Com nossas pesquisas internas, confirmamos as informações e ao mesmo tempo complementamos a Pesquisa O/D", explica Rodrigo Sartoratto de Alencar, analista de Planejamento da CPTM.
No passado, utilizando somente o Excel para manipulação de dados, Sartoratto conta que sua equipe sentia dificuldade em consolidar as informações da CPTM com os dados coletados pelo Metrô. Sua equipe demorava semanas para fazer um estudo sobre projeções de demandas de curto prazo, por exemplo, e também não tinha os recursos para análise estatística que ajudam a identificar necessidades de transporte e checar se uma solução encontrada por sua equipe está correta ou não. "Na época, a ideia era utilizar um software de manipulação de dados para unificar as informações entre as empresas, consolidá-las e tratá-las, mas logo percebemos diversas possibilidades de utilização do IBM SPSS Statistics", conta Sartoratto.
Ainda segundo o analista de Planejamento da CPTM, a consultoria prestada pela equipe da DMSS, especializada em análise preditiva e estatística, foi fundamental para a organização das primeiras rotinas no trabalho de unificação da Pesquisa O/D. Foi realizada uma consultoria personalizada pela DMSS de modo que os analistas da CPTM aprenderam a manusear o software diretamente na base de dados da companhia.
Redução da margem de erro das previsões de demanda de 6% para 2 %
Com a base de dados da Pesquisa O/D consolidada e consistente, a equipe de Planejamento de Transporte notou de imediato um ganho de produtividade ao iniciar a manipulação de dados. "Conseguimos reduzir um estudo que demandava um dia inteiro para 20 minutos, mantendo a mesma confiabilidade nas informações", afirma Sartoratto.
O aumento de produtividade também foi sentido nas pesquisas de previsão de demanda de curto prazo. "Antigamente, esse estudo necessitava de, pelo menos, uma semana para ser concluído. Agora, ele foi automatizado para duas horas". Além disso, a área de Planejamento de Transporte conseguiu reduzir a margem de erro dessas previsões de demanda de 6% para 2%.
O software também está auxiliando na previsão de passageiros pagantes, estudo que se tornou primordial para o departamento Financeiro da CPTM. "Esses resultados auxiliam na previsão da receita e ajudam a projetar os gastos futuros, que vão desde a contratação de empresas no desenvolvimento de novos projetos até a contratação de novos profissionais", comenta o analista.
Novos tipos de análises
A Pesquisa O/D divide a região Metropolitana de São Paulo em 460 zonas. Com o módulo de Regressão Linear do IBM SPSS Statistics é possível colher no banco de dados desta pesquisa variáveis sobre a situação socioeconômica dessas zonas como renda e emprego. A partir disso, é possível solicitar uma equação para checar o número de viagens que são feitas por dia por motivo de trabalho e até mesmo verificar quantas viagens cada zona consegue atrair ou gerar por este motivo.
Com dados históricos, é possível fazer uma previsão de como será a demanda pelo transporte em certas épocas do ano graças ao módulo de Séries Temporais. "Podemos indicar qual será a demanda de passageiros para as férias escolares de julho deste ano, sabendo o volume de pessoas que utilizaram o transporte nesta época, no ano passado, por exemplo. Assim, podemos alocar melhor nossos recursos operacionais", exemplifica o analista.
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