Levantamento realizado pela fornecedora de serviços de tecnologia Capgemini junto a oito mil consumidores no Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos revela que 67% dos consumidores brasileiros gostariam de comprar seu próximo carro por meio da internet.
Diferentemente dos respondentes dos demais países pesquisados, que buscam por fontes seguras, os consumidores locais mostram-se propensos a usar qualquer canal de referência sobre o novo carro.
O estudo Cars Online 11/12 destaca que, do universo de pesquisados em todos esses países, 42% gostariam de comprar um veículo pela internet, número acima dos 37% de dois anos atrás.
O papel da rede mundial no processo de compra se torna cada dia mais relevante e reflete-se na redução de visitas a show rooms físicos, aponta a pesquisa.
Os dados indicam que 94% dos consumidores fazem pesquisa na web antes da compra e 71% provavelmente comprariam um veículo se tivessem observado comentários positivos postados em redes sociais. Há, segundo os analistas, uma crescente dependência da mídia social e do conteúdo gerado pelo usuário como fonte de informação e opiniões sobre o produto e a concessionária.
O processo de decisão também sofre impacto decorrente do uso de tablets e smartphones, assinalam os analistas. A pesquisa mostra, ainda, que os que não estão interessados em comprar carro por meio da web atribuem o desinteresse à impossibilidade de fazer test drive e de receber informações completas do produto. Os pesquisadores salientam que tais barreiras têm permanecido consistentes ao longo dos últimos anos.