Intenção de compras pela internet fica estável neste segundo trimestre

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A parcela de consumidores que pretende realizar ao menos uma compra pela internet neste segundo trimestre do ano é de  85,8%, de acordo com pesquisa trimestral do Programa de Administração de Varejo (Provar) feita da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com Felisoni Consultores Associados. O índice revela que a intenção de compra on-line permaneceu praticamente estável em relação aos 86,4% registrados no primeiro trimestre, com uma ligeira queda de 0,6 ponto percentual. O índice foi calculado com base em uma amostra de 5.103 pessoas.

A estagnação do consumo online é reflexo direto da queda no índice de consumidores que pretendem comprar algum bem durável neste trimestre. Segundo o estudo houve uma queda de 1,4 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre , caindo de 60,6% para 58%. Este é o segundo pior percentual da série histórica desde o primeiro trimestre de 2008 quando foi registrado 56,6%.  Em relação ao segundo trimestre de 2011, ocorreu uma redução mais acentuada, de 15,2 pontos percentuais, quando foi registrado índice de 73,8%.

As categorias com maior intenção de compras no comércio online são produtos eletrônicos (33,1%), informática (29,2%), telefonia e celulares (27,5%), produtos para casa (22%) e linha branca – fogões, máquinas de lavar e refrigeradores – (21%).

O estudo ainda traz as estimativas para inadimplência neste segundo trimestre. No mês de maio, calcula-se o maior pico de endividamento já registrado, desde o fim de 2009, atingindo um patamar de 8,1%. Já para junho, espera-se uma leve redução e o percentual deve ser de 7,9%.

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