Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Qualidade da banda larga afeta funcionamento pleno de TICs em escolas

Qualidade da banda larga afeta funcionamento pleno de TICs em escolas

0
Publicidade

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), divulgou nesta segunda, 11, estudo qualitativo sobre uso de TICs em escolas brasileiras. O levantamento, feito em 12 escolas públicas do Paraná, Pernambuco e São Paulo a durante quatro anos a partir de 2010, indica problemas na infraestrutura oferecida às escolas, o que acabaram “impossibilitar o funcionamento pleno e, em consequência disso, o uso e a apropriação das TIC nesses estabelecimentos”.

O relatório diz que a qualidade da banda larga oferecida é uma das principais dificuldades. “Para além da velocidade de conexão, a estabilidade das redes é um elemento que merece atenção das políticas de informatização de escolas”, ressalta.

Mesmo a oferta de acesso alternativo é complicada. Várias escolas chegaram a receber tablets e notebooks com base na política de informatização e no modelo de um computador por aluno (1:1). No entanto, como ressalta o Cetic.br, o uso de celulares ainda é restrito em muitas escolas, que também restringem acesso às redes Wi-Fi.

Na conclusão da pesquisa, o Cetic.br afirma que o principal obstáculo para implantação da infraestrutura está na adequação da escola às características dos programas governamentais. “Como as ações são pré-formatadas, muitas vezes não levam em conta as especificidades dos professores em termos de capacitação e as necessidades e características das instituições, como o fato de elas não possuírem estrutura física e técnica para a instalação dos equipamentos, por exemplo.” Há problema também na quantidade insuficiente de equipamentos para alunos, falta de manutenção e atualização de software e aplicativos.

Segundo dados do sindicato de empresas de telecomunicações Sinditelebrasil referentes ao terceiro trimestre de 2015, as operadoras concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio por meio do programa Banda Larga nas Escolas. O programa foi lançado há exatos oito anos, em abril de 2008, por meio do Decreto nº 6.424 que altera o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público – PGMU (Decreto nº 4.769), e as operadoras precisam oferecer sem ônus conexão a todas as escolas públicas urbanas, incluindo manutenção de serviços, até 2025. O programa tem gestão conjunta com dos Ministérios da Educação (MEC), das Comunicações, e do Planejamento, além das secretarias de educação estaduais e municipais e a Anatel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile