A redução de custos é o principal fator apontado pelas empresas na hora de optarem pela terceirização de TI. Mas elas enumeram outros objetivos para escolha do modelo, segundo mostra uma pesquisa sobre tendências de outsourcing para 2006 realizada pela consultoria Forrester Research com 922 companhias americanas.
Das entrevistadas 64% disseram que a redução efetiva de custos é o que mais pesa na decisão do modelo de outsourcing. Os 36% afirmaram que este item não é o mais importante para adoção do modelo.
A qualidade e alta disponibilidade dos serviços prestados pelo provedor aparece em segundo lugar, na opinião de 61% das companhias entrevistadas. Em terceiro vem a questão da segurança, apontada por 59% das participantes da enquête. O quatro fator apontado por 39% das entrevistadas foi a complexidade de administração dos processos dentro de casa.
Ao perguntar para as empresas sobre o grau de satisfação com seus atuais provedores de outsourcing, 54% responderam que os serviços estão dentro do que esperavam. Outros 24% afirmaram estarem muito satisfeitas; 18% não totalmente e 4% demontraram insatisfação.
Sobre as tendências para 2006, o estudo da Forrester Research prevê que as empresas se sentirão mais seguras para contratar serviços de BPO (Business Process Outsourcing) para outras áreas, além de recursos humanos, como processos de manufatura e pesquisas e desenvolvimento.
Christine Ferrusi Ross, vice-presidente da Forrester, aponta que um outro movimento forte para 2006 é a prática de contratos mais flexíveis e com menos tempo de duração. Os contratos de longa duração tendem a ser mais raros.
A executiva destaca que muitos provedores, inclusive os grandes tentarão alinhar serviços para atender o segmento de pequenas e médias empresas, como é o caso da IBM e Unisys. Porém, ela percebe que ainda há muita dificuldade por parte de alguns prestadores de serviços em mostrar para os clientes como o outsourcing pode impactar nos seus negócios e o retorno efetivo desse modelo.