Para controlar seus estoques e o fluxo de produtos dentro da expedição, a fábrica da Souza Cruz em Uberlândia (MG) implementou um sistema de controle de expedição desenvolvido pela Teclógica, empresa especializada em gestão dos processos de TI. Batizado de Scote – Sistema de Controle de Expedição, o sistema foi desenvolvido especificamente para atender as peculiaridades dos negócios da companhia.
A Souza Cruz precisava garantir a distribuição de aproximadamente 200 marcas de cigarros diferentes e otimizar a expedição dos processos para os depósitos de vendas localizados em diversos Estados do Brasil. O desafio da Teclógica foi criar um sistema dinâmico, capaz de interagir de maneira eficiente usuários e equipamentos, que atendesse a todas as necessidades da Souza Cruz e que estivesse preparado para as mudanças futuras no negócio.
Com a solução, a fabricante obteve um melhor controle dos estoques por meio do rastreamento dos produtos o que ajuda a determinar a data de entrada, local de armazenamento, a mudança de status e a organização da logística de entrega. O Scote encontra-se totalmente integrado ao sistema de gestão SAP, o que permite transparência e visualização a nível corporativo.
Com a implementação, a Souza Cruz passou a ter total automação do armazém de Uberlândia, integrando-o com as equipes de IT, Automação e a própria Teclógica. Essa integração de todo o fluxo de mercadorias era vital para a empresa. A Souza Cruz utilizava pelo menos 13 sistemas legados, o que dificultava a comunicação e gerava grande volume de transcrição de dados e retrabalho. Os legados já não dispunham de suporte de seus respectivos fabricantes, gerando um alto risco de parada nas operações de armazenamento do produto acabado e embarque para os centros de distribuição, o que poderia afetar o desempenho da operação dos depósitos.
"Com a demanda por um centro de logística eficiente e uma maior segmentação no portfólio de produtos, tornou-se necessário a implementação de um novo sistema de gestão de armazenagem, expedição e controle da automação mais eficiente e com um custo acessível", afirma Beatriz Copelli, gerente de IT para Operações da Souza Cruz. Segundo a executiva, era necessário substituir o legado, que além de não atender a todos os processos de negócio, limitava as ações da equipe e exigia trabalhos operacionais em excesso.
Hoje, o fechamento da produção diária não leva mais do que 15 minutos para ser totalmente concluído. Antes da implementação, poderia levar até meio período. A executiva também comemora a rastreabilidade do sistema. "Se qualquer problema ou dúvida relacionado a alguma unidade de carga for detectado, é possível saber a sua localização, o destino, qual o caminhão e o horário", afirma Beatriz.
Outro conceito implantado pela Teclógica na expedição de Uberlândia foi a mobilidade. Por meio de pockets touch os colaboradores podem realizar ações e controle de forma remota evitando deslocamentos e planilhas de papel. Todo o processo de desenvolvimento da solução utilizou a metodologia de Business Process Modeling (BPM – modelagem e processos de negócios), aplicação de técnicas e ferramentas utilizadas para unir gestão de negócio e tecnologia da informação.
Uma das limitações do antigo sistema era o carregamento simultâneo de apenas quatro carretas, hoje é possível o carregamento de até sete, sem perda de eficiência. O tempo de carregamento foi reduzido em 20% e a capacidade média diária aumentou de 15 para mais de 18 carretas. "Com a integração de todas as informações dentro de um só sistema e o rastreamento, eliminamos planilhas e relatórios de conferências, aproveitamos melhor nossa estrutura física já instalada e aumentamos nossa capacidade de carregamento, resultando em mais controle e menor custo", conclui a executiva.
- Expedição eficiente