Pepsi, Gap, AIG, Oracle e Intel estão entre as marcas que usam cada vez mais a rede social Facebook como instrumento para recrutar e contratar pessoal, com a ajuda de "softwares de recrutamento social" como Work4, Identified e Jobvite.
De acordo com a publicação norte-americana Forbes, só a Work4 já postou 6 milhões de postos de trabalho por meio de páginas do Facebook de seus clientes. O próprio Facebook começou a usar o app da Work4 para preencher cargos há algumas semanas, diz a revista.
Stephane Le Viet, CEO da Work4, informou à Forbes que a receita mensal da companhia dobra ano a ano, podendo ficar entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões este ano.
Com uma equipe que soma menos de 90 pessoas, a empresa oferece pacote empresarial a partir de US$ 10 mil por ano, que aumenta à medida que as empresas adicionam recursos. As multinacionais que mantêm páginas exclusivas do Facebook em diferentes países pagam uma taxa (fee) de US$ 10 mil por cada página.
Pequenas empresas têm opção de usar o serviço gratuitamente, mas quando elas pagam para anunciar as vagas abertas por meio do Facebook, a Work4 recebe 25%, conforme explica o executivo.
A ferramenta da Work4 também possui versão para Twitter e deve chegar brevemente à rede de compartilhamento de imagens e vídeos Pinterest. Uma versão para Facebook orientada para a rede profissional LinkedIn também está em desenvolvimento, segundo Le Viet.
Image courtesy of Vichaya Kiatying-Angsulee at FreeDigitalPhotos.net