A CTTC Archway, subsidiária chinesa de serviços tecnológicos da Portugal Telecom, conquistou o primeiro cliente no mercado daquele país. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11/9) pelo diretor-geral da Archway, Carl Yang, ao assinar um contrato de prestação de serviços de soluções tecnológicas para a gestão de frotas com a Beijing Xianglong Company, estatal chinesa de transportes terrestres.
"A assinatura do contrato é extremamente importante para a Archway, porque a Xianglong é a maior empresa do ramo na área de Pequim e servirá de empresa modelo, que vai permitir mostrar ao mercado as nossas soluções", disse ele.
Yang não quis revelar o valor do contrato, sob a alegação de que o projeto está ainda numa fase de lançamento-piloto que "conduzirá à assinatura de contratos ainda maiores com a transportadora".
A Archway, na realidade, é resultado de uma parceria entre a Portugal Telecom e o Ministério dos Transportes do governo chinês, na qual o grupo português investiu 10 milhões de euros (R$ 27,6 milhões) em operações e onde detém 66% do capital. A estimativa da Portugal Telecom é que empresa ultrapasse, até o fim de 2008, 300 mil clientes e registre um faturamento próximo dos 100 milhões de euros ? equivalentes a R$ 276 milhões.
A empresa vai fornecer à Xianglong soluções de gestão de frota terrestre, incluindo terminais de posicionamento por satélite GPS, sistemas de monitoração de veículos e plataformas de gestão de rede, para caminhões de médio e longo curso.
Yang salientou que a empresa de Pequim ocupa a vice-presidência da Associação Chinesa dos Transportes e Comunicações, a organização do setor, subordinada ao Ministério das Comunicações da China. "Se tivermos sucesso na nossa relação com a Xianglong, abrimos as portas de milhares de outras empresas estatais", acredita.
O mercado de transportes comerciais na China é um dos que tem maior crescimento no mundo, a um ritmo de 15% a 20% ao ano, segundo a Portugal Telecom.