As iniciativas de interação do telespectador através da chamada segunda tela será uma das principais iniciativas que o Facebook vai desenvolver no Brasil em 2014 envolvendo a Copa do Mundo, junto com agências e anunciantes. A informação é de Leonardo Tristão, diretor geral da empresa no país, explicando que a estratégia se baseia na estatística que mostra que 47 milhões dos 76 milhões de usuários locais acessam o Facebook através de dispositivos móveis. Desses, 40% assistem TV ao mesmo tempo.
"Não temos uma proposta formatada, mas vamos dar suporte às iniciativas dos anunciantes para desenvolver projetos conjuntos, que deve ter o feed de noticias como ferramenta principal de interação", explica.
Outro desafio será ampliar o uso da plataforma como geradora de negócios junto às empresas, como por exemplo, a realizada recentemente com a Tecnisa, que gerou cerca de R$ 20 milhões em vendas do lançamento imobiliário Jardim das Perdizes, em São Paulo. "Vamos reforçar principalmente nossas iniciativas no mercado de pequenas e mídias empresas", enfatizou.
O terceiro pilar das atividades previstas para o ano que vem inclui a formação e a contratação de novos profissionais, para ampliar os quadros da empresa, que hoje tem 65 colaboradores e 20 vagas ainda em aberto.
No mercado latino-americano o Facebook soma cerca de 250 milhões de usuários, informou Alexandre Hohagem, diretor geral para a América Latina, cujo principal desafio em 2014 será replicar a experiência de crescimento acelerado do Brasil nos demais países da região, pois em menos de três anos a base saltou de menos de 20 milhões de usuários para cerca de 76 milhões atualmente.