A HP anunciou nesta quarta-feira, 11, que firmou um acordo definitivo para comprar a 3Com, fabricante de equipamentos de redes e soluções de segurança. Em comunicado publicado em seu website, a HP informa que vai pagar aproximadamente US$ 2,7 bilhões pela empresa, ou US$ 7,90 por ação ordinária na data de fechamento da operação. Os termos da transação foram aprovados pelos conselhos de administração da HP e da 3Com.
Com a aquisição, a HP reforça a sua estratégia para fornecer infraestrutura de data centers de próxima geração, que tem como base a convergência de servidores, sistemas de armazenamento e de redes, gerenciamento e serviços. "As empresas estão procurando maneiras de se libertar das limitações comerciais impostas por um paradigma de rede que tem sido dominado por um único fornecedor", disse Dave Donatelli, vice-presidente executivo e gerente geral da HP, numa clara alusão ao domínio da Cisco no mercado de redes. "Ao adquirir a 3Com, estamos acelerando a execução de nossa estratégia de infraestrutura convergente e de trazer mudanças profundas à indústria de redes."
A HP avalia ainda que a aquisição irá expandir significativamente suas ofertas de switches Ethernet, além de adicionar soluções de roteamento e reforçar significativamente a posição da companhia na China – um dos mercados de mais rápido crescimento no mundo –, por meio da chinesa H3C, com a qual a 3Com tem uma joint venture.
Além disso, a empresa acredita que incorporação da 3Com irá agregar uma grande e talentosa equipe de desenvolvimento, que ajudará a acelerar as inovações nas soluções de rede. A 3Com também traz para a HP todo portfólio de segurança de rede da TippingPoint, bem como a carteira de clientes da empresa. Nos últimos quatro anos, a TippingPoint tem sido líder em produtos de segurança de redes, segundo o Gartner.
A aquisição ainda está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo as aprovações regulatórias e à aprovação dos acionistas da 3Com. A expectativa é que a transação seja concluída no primeiro semestre de 2010.
- Negócio estratégico