Com uma fábrica instalada em Manaus, desde 2010, a Western Digital, fabricante de discos rígidos, anunciou nesta terça-feira, 11, o plano de expansão de seu portfólio de produtos no Brasil para 2013, que terá como foco as áreas de segurança e monitoramento, além de uma maior atuação no segmento corporativo. A companhia, que encerrou o ano fiscal de 2012 em 29 de junho com um lucro de US$ 745 milhões e receita de US$ 4,8 bilhões, contabilizou a venda de 62 milhões de discos rígidos no primeiro trimestre do ano fiscal de 2013, encerrado em setembro, e espera atingir entre 16 bilhões e 18 bilhões de unidades vendidas até o fim do ano fiscal, de acordo com o diretor de vendas para a América Latina, Ron Pack.
O executivo ressalta que o Brasil é o princpal país da América Latina em termos de crescimento, e o desafio no exercício de 2012 foi a queda nos gastos das empresas em tecnologia da informação, o que ele espera que se reverta no próximo ano. "Esperamos um crescimento em segurança e monitoramento e áudio e vídeo, pois o segmento voltado ao consumidor final já tem um crescimento estável que dificilmente mudará", salientou Pack, acrescentando que a companhia vê grande potencial em outros países da América Latina, como Peru e Chile.
Apesar de não divulgar números regionais, o diretor geral para o Brasil, Sérgio Santos, estima que a participação de mercado da companhia no país chegue a 50%, considerando as vendas somente por meio do canal de distribuição. "Antes da fabricação local, o mercado era dominado pela Samsung. Agora, conseguimos aumentar nossa participação na venda de discos rígidos", explicou Santos. A companhia também abriu uma filial em Alphaville, na Grande São Paulo, em maio, e continuará investindo no treinamento de revendedores para ampliar a atuação no Brasil. Atualmente, a Western Digital possui oito distribuidores e cerca de 9 mil revendas ativas que compram trimestralmente no país.