O Google inaugurou nesta quarta-feira, 11, dois data centers na Ásia, os primeiros da empresa na região. A entrada em operação dos novos sites visam atender rapidamente a expansão do uso de internet no continente. A maior das unidades, localizada em Taiwan, contará com investimento de US$ 600 milhões para expansão de sua capacidade de armazenamento de dados, o dobro do planejado previamente pela companhia, Já o site instalado em Cingapura receberá US$ 120 milhões.
"Enquanto estivemos ocupados construindo os data centers, o crescimento da internet na Ásia tem sido impressionante. O número de usuários de internet na Índia dobrou, de 100 milhões para 200 milhões. Foram seis anos para que se alcançasse esse marco nos Estados Unidos", disse o vice-presidente de centros de dados do Google, Joe Kava, em comunicado.
Com planos de construir um terceiro data center asiático, em Hong Kong, o Google preferiu destinar os recursos que seriam gastos para tal na expansão do site em Taiwan. " Não é nenhum segredo que o ecossistema de Taiwan para empresas de tecnologia é excelente ", justificou o executivo. Com informações de agências internacionais.