O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba anunciou que investirá juntamente com sua unidade de serviços de pagamento online Alipay US$ 575 milhões na aquisição de 30% de participação na One97 Communications, empresa indiana de pagamento móvel, segundo relatou uma fonte próxima ao acordo ao The Wall Street Journal.
O investimento, que valorizará a empresa de Nova Délhi em mais de US$ 2 bilhões, será usado para expandir as operações de mercado do Paytm, maior serviço de mobile wallet da Índia, desenvolvido pela One97, bem como no desenvolvimento de tecnologias de pagamento. O Paytm possui atualmente 25 milhões de usuários registrados.
Sob os termos do acordo, que requer aprovação regulatória chinesa, clientes indianos poderão fazer compras em sites do Alibaba, fazendo pagamentos através do Paytm, enquanto clientes chineses poderão usar o Alipay para comprar de comerciantes que vendem no mercado da Paytm.
Um representante do Alibaba não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Já a One97 disse ao jornal americano que a empresa está em processo de captação de dinheiro e que irá "comunicar como e quando concluir o processo".