A Coca-Cola Brasil e a Artemísia estão com as inscrições abertas para a plataforma Coca-Cola Up, cujo objetivo é encontrar soluções de negócios voltadas para o impacto social em larga escala. A ideia é atrair startups que ofereçam produtos ou serviços em três áreas específicas: empregabilidade para jovens, soluções que fomentem o empreendedorismo em comunidades de baixa renda e práticas pedagógicas inovadoras no ambiente online. As inscrições podem ser feitas até 25 de janeiro de 2015 no site www.cocacolaup.artemisia.org.br
As empresas selecionadas pelo Coca-Cola Up serão conectadas à plataforma Coletivo Coca-Cola, que promove oportunidades econômicas nas comunidades de baixa renda. O programa oferecerá a essas startups possibilidade de parceria estratégica com a Coca-Cola, teste de produto nas unidades dos Coletivos e na rede de jovens, acesso a mentores, investidores e potenciais parceiros – além de apoio na formatação do modelo de negócios, capacitação da equipe e refinamento do impacto social da empresa. Os critérios de seleção são perfil do empreendedor, potencial de escala e de inovação, estágio de maturidade e o fato de oferecer produtos ou serviços desenhados para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda. As empresas selecionadas serão divulgadas no final de fevereiro de 2015.
O Coletivo Coca-Cola é uma plataforma de valor compartilhado, modelo de negócio que busca encontrar formas de aumentar a competitividade e rentabilidade por meio da resolução de problemas sociais. Desde 2009, a ação transforma a realidade de milhares de pessoas, tornando-as protagonistas das próprias vidas, utilizando para isso a cadeia de valor da empresa. Atualmente, existem sete diferentes modalidades do Coletivo Coca-Cola: Varejo, Artes, Floresta, Reciclagem, Excelência em Eventos, Logística e Produção e Empreendedorismo.
"Ao conectar lideranças locais e a cadeia de valor da empresa com pessoas é possível gerar desenvolvimento econômico, social e ambiental de longo prazo. Com o Coca-Cola Up! queremos agora aumentar a nossa conexão com o mercado, buscando soluções que, certamente, poderão fazer a diferença na vida de milhares de pessoas", afirma Claudia Lorenzo, diretora de Negócios Sociais. O Coletivo está presente em 550 comunidades no Brasil, apoderando especialmente jovens e mulheres de baixa renda. Até o fim de 2014 serão mais de 100 mil impactados.
"É uma iniciativa inovadora de uma grande organização que está vendo nos negócios de impacto social uma oportunidade de aumentar o impacto dentro da sua cadeia de valor", afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia. A executiva acrescenta que a iniciativa reúne dois parceiros com real expertise e interesse genuíno em potencializar o impacto dos empreendedores, e também interessados em mostrar que novas parcerias são necessárias para promover a transformação que o Brasil precisa.