Nem mesmo a oferta de compra bilionária feita pela Microsoft foi capaz de demover o Yahoo! de seu plano de demitir parte dos funcionários, anunciado no mês passado. Depois de rejeitar oficialmente, na segunda-feira (11/2), a proposta de US$ 44,6 bilhões da Microsoft, a empresa enviou nesta terça-feira (12/2) o aviso de demissão para cerca de mil funcionários, como parte de seu plano para cortar gastos e aumentar a rentabilidade.
Um gerente da companhia, que pediu para não ser identificado, confirmou a agências de notícias internacionais que os cortes atingiram diversos departamentos e que existe um plano para fechar por completo operações inteiras, mas não forneceu mais detalhes.
Inicialmente especulou-se que os cortes deveriam ficar entre 10% e 20% do quadro total de 14,3 mil funcionários. A meta, segundo fontes próximas à empresa, era iniciar 2008 com o mesmo número de funcionários do início de 2007. Segundo alguns analistas, o número demissões só não foi maior devido à proposta de compra da Microsoft, que fez com que as ações da empresa chegassem a aumentar 60% em uma semana.
Para muitos desses analistas, a oferta hostil da Microsoft provocou um autêntico turbilhão dentro da companhia, a ponto de no mesmo dia que demite os funcionários ela ter anunciado a compra, por US$ 160 milhões, da Maven Networks, fabricante de um sistema de gerenciamento de publicidade online em vídeos. Empresas de mídia como a Fox News, CBS Sports, Hearst, o Financial Times e o Gannett utilizam a tecnologia da empresa para transmitir e distribuir vídeos, bem como para outras tarefas, como identificar o momento certo durante um vídeo para mostrar determinado anúncio.
Alguns avaliam que os cortes e a compra da Maven é uma estratégia do board do Yahoo para pressionar os acionistas a pedirem mais pela empresa, já a Microsoft declarou na segunda-feira (11/2) que manterá sua oferta hostil e que espera convencer os acionistas do site de buscas a aceitar o valor da proposta. Muitos analistas de Wall Street acreditam que o Yahoo! voltará atrás em sua decisão se a Microsoft fizer uma ofertar maior.