Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) CEOs acreditam que computação cognitiva ditará transformação dos negócios nos próximos cinco...

CEOs acreditam que computação cognitiva ditará transformação dos negócios nos próximos cinco anos

1
Publicidade

A computação cognitiva entrou de vez na agenda dos CEOs. Embora o conceito seja relativamente novo, a maioria dos presidentes-executivos avalia que ele ditará as mudanças tecnológicas em um futuro próximo, de acordo com um novo estudo da IBM. Na verdade, o levantamento aponta que metade dos CEOs que lideram as estratégias de inovação acredita que a computação cognitiva vai revolucionar seus negócios nos próximos três a cinco anos — 19% mais do que os chamados CEOs seguidores de mercado e 35% mais do que todos os C-suites (ou C-levels) combinados.

De acordo com o estudo do Instituto IBM para Valor de Negócios, intitulado “Redefinindo a Competição: Insights do Estudo Global C-suite – A perspectiva do CEO”, os CEOs estão dando pouca ênfase à computação em nuvem e Internet das Coisas, como resultado da adoção antecipada dessas tecnologias, enquanto CEOs seguidores de mercado estão apenas começando a enxergar sua importância. O estudo destaca como as tecnologias emergentes estão se entrelaçando e combinando de novas maneiras, fazendo com que as empresas redefinam a forma de se relacionarem com os clientes e parceiros de negócios.

“CEOs sabem que precisam se preparar para um futuro, pois os avanços tecnológicos ocorrem em grande velocidade e as classificações tradicionais da indústria já não existem e ‘ecossistemas’ revolucionam mercados inteiros”, disse Peter Korsten, vice-presidente da IBM Global Business Services. “Os principais CEOs do nosso estudo fornecem orientação a partir do qual todos os demais podem aprender como se preparar para um mundo de competição redefinido.”

Segundo ele, todos os CxOs identificaram uma ameaça competitiva primária e o risco de interrupção de sua indústria causada por um concorrente de fora de seus ramos de atuação. “Os CEOs estão particularmente sintonizados com esse novo cenário, sendo que 60% deles esperam mais concorrência de outras indústrias”, diz Korsten.

O estudo aponta ainda que os CEOs estão especialmente focados na inovação. “Eles estão olhando para reinventar suas empresas, em vez de simplesmente ajustar produtos ou serviços existentes. O executivos também estão mais propensos a repensar os segmentos de clientes que atendem e a explorar novos mercados e canais de distribuição”, diz o relatório.

A IBM detectou de 100% dos CEOs que lideram as estratégias de inovação ??estão envolvidos na experimentação, pilotos e prototipagem, na comparação com apenas 66% dos seguidores de mercado. Eles entendem que os investimentos com poder de transformar a empresa geralmente levam mais tempo para dar retorno do que aqueles que só proporcionam avanços incrementais. Sessenta e oito por cento estão dispostos a esperar três ou mais anos para retornos positivos sobre a inovação, em comparação com 57% dos CEOs seguidores de mercado.

Para ajudar as empresas prosperarem neste momento de extrema transformação, o estudo recomenda que os CEOs incrementem suas estratégias utilizando análise preditiva e cognitiva para investigar novas tendências, aprofundar o envolvimento do cliente e abraçar novos mercados e canais de distribuição.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile