ABINC e IDSA lançam hub para criação de Data Spaces no Brasil

0

A International Data Spaces Association (IDSA) e a Associação Brasileira de Internet da Coisas (ABINC) uniram forças na missão de viabilizar o futuro da economia de dados no Brasil. A ABINC, a partir de agora, além de membro da IDSA, passa a atuar também como facilitadora do IDSA Hub Brazil, ou ecossistema de empresas que cooperarem com a IDSA na criação de Espaços de Dados no país. O Hub Brazil da IDSA será lançado oficialmente no dia 21 de março, na sede do Instituto de Pesquisas ELDORADO, em Campinas.

Espaços de dados são uma infraestrutura descentralizada que possibilitam a troca de dados entre organizações e empresas em um ambiente transparente, seguro e confiável. Ao eliminar a necessidade de coordenação bilateral entre os atores envolvidos no compartilhamento de dados, os espaços de dados são um habilitador essencial de novos modelos de negócios digitais com robusta proteção e interoperabilidade de dados. Nesse sentido, diferentes abordagens de colaboração entre os setores público e privado têm emergido mundialmente para aproveitar os benefícios dos espaços de dados.

A Associação Internacional de Espaços de Dados (IDSA) abrange mais de 140 organizações mundialmente que se unem no desenvolvimento, teste e promoção de arquiteturas abertas, protocolos e padrões para tornar possível o compartilhamento soberano de dados. Hubs nacionais da IDSA, já implementados em diversos países, apoiam essas atividades e se conectam com o ecossistema local, movimento no qual o Brasil passa a fazer parte através da parceria entre ABINC e IDSA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.