A AbraCloud – Associação Brasileira de Infraestrutura e Serviços Cloud, tem nova diretoria que tem o objetivo de fortalecer a indústria de Cloud e Internet no Brasil, que emprega mais de 3 mil profissionais em 700 empresas, representando 50% do mercado nacional.
A prioridade da nova diretoria – eleita para o mandato 2023/2025 -, é a defesa da soberania dos dados – definida pela capacidade de um indivíduo, organização ou país de ter controle total sobre seus próprios dados, acompanhada de ações para a promoção da inovação, sustentabilidade, competitividade e inovação das empresas do setor, por meio de capacitação técnica e comercial das empresas e busca por investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em nuvem no Brasil.
O executivo Roberto Bertó, CEO da Under, assumiu a presidência da AbraCloud em seu segundo mandato. Com mais de 20 anos de atuação no setor de TI, ele prioriza a defesa do fortalecimento das empresas do setor como fator gerador de riqueza e de empregos.
Ainda de acordo com a projeção da IDC (International Data Corporation), os segmentos de infraestrutura e plataforma como serviço (IaaS e PaaS) devem chegar a US$ 4,5 bilhões (R$ 22,53 bilhões), uma expansão de 41%, com a nuvem pública absorvendo mais da metade da infraestrutura digital. O Brasil lidera o ranking de investimento na América Latina, com cerca de 44% do investimento do Bloco, no contexto global, o país ocupa a 10ª posição, mas com apenas 2,3% do investimento global.
Segundo o presidente da entidade, a soberania dos dados é um tema fundamental para o fortalecimento do setor. "Em um mundo cada vez mais digital, à medida que os negócios coletam e armazenam dados de maneira exponencial, torna-se crucial ter controle sobre como esses dados são utilizados, possibilitando que as empresas de Cloud e Internet possam oferecer a segurança e confiabilidade necessárias para seus clientes", comenta Roberto Bertó.
A defesa da soberania dos dados pela entidade envolve a aplicação entre os seus associados de políticas que visam fortalecer a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e de boas práticas para governança de dados na nuvem. Isso inclui o apoio à formação da Frente Empresarial no Fórum da LGPD, que reúne mais de 100 entidades representativas dos mais diversos setores da economia brasileira.
AbraCloud foi criada em 2007 como Abrahosting, com a mudança do nome em outubro de 2023, e sua nova diretoria, além de Bertó na presidência, é formada por Sidimar Carniel na Vice-Presidência de e Operações (Saphir Cloud); Alexandro Castelli (SC Clouds) na Vice-Presidência de Associados; Gabriel Adorno Tolosa (Binário Cloud) na Vice-Presidência de Comunicação; e Marcio Lacs (AMT Cloud), Diretor de Relações Institucionais.