USP investe em supercomputador para pesquisas de óleo e gás

0

O laboratório Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo adquiriu recentemente o sistema SGI Altix com 16 processadores Intel Itanium 2, com o sistema operacional Novell SUSE Linux Enterprise 9 e o SGI ProPack 4 instalados. A USP também optou por uma solução SGI InfiniteStorage, com capacidade inicial de 2,4 terabytes (TB). O sistema vem sendo usado pelo laboratório para desenvolver e analisar sistemas flutuantes de produção offshore para a produção de óleo e gás em águas profundas da Petrobras.

Nos seis meses em que a USP vem utilizando o sistema, comprado com o financiamento da Financiandora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e da Petrobras, os resultados já começam a aparecer. ?Escolhemos o SGI Altix com processadores Intel Itanium 2 primeiramente porque é a melhor máquina para rodar nossos códigos?, enfatiza Antonio Augusto Russo, engenheiro de sistema do TPN. ?Na máquina de 16 processadores Intel Itanium 2 da SGI, nossos códigos rodam até cem vezes mais rápidos do que quando utilizávamos o antigo cluster. Precisamos de uma quantidade muito grande de memória para rodar nossos códigos, e eles são comparados muito bem pelo Altix devido a memória compartilhada, a arquitetura NUMAflex e os processadores Intel Itanium 2, que são capazes de endereçar até um terabyte de memória?, explica Russo.

A outra razão da escolha do Altix, segundo o engenheiro, é a possibilidade de utilizar o padrão OpenMP, [que distribui clusters de memórias, ajudando o melhor funcionamento em processadores de núcleo duplo], o que auxilia muito no desenvolvimento de códigos. ?Ele foi muito mais rápido do que teria sido se utilizássemos o MPI, [padrão para comunicação de dados na computação paralela]. ?Para completar, a SGI é, com folga, o sistema de armazenamento mais confiável que já tivemos. Até o utilizamos para gerenciar nossos dados financeiros ? recibos, contratos e documentos relacionados diretamente a nosso pesquisa ? bem como para análises e desenvolvimento?, completa Russo.

O Brasil conquistou a auto-suficiência em petróleo em 2006 e 80% desse petróleo é encontrado em águas profundas da costa do Brasil no Oceano Atlântico Sul. A finalidade do Laboratório TPN é ajudar a Petrobras a explorar reservatórios de óleo e gás em águas profundas longe da costa, e os novos sistemas SGI Altix baseados nos processadores Intel Itanium 2 e SGI InfiniteStorage terão papel importante, não apenas por fornecer o poderio computacional para rodar os últimos códigos CFD (códigos desenvolvidos para plataformas específicas e para problemas bem definidos), mas também pela capacidade para armazenar os dados iniciais, bem como os resultados das análises.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.