A falta de tecnologia para os processos de gestão imobiliária foi apontada como um dos principais desafios do setor em pesquisa divultada pela Superlógica. Realizado junto a 639 profissionais, o estudo Panorama do Mercado Imobiliário no Brasil, questionou quais seriam os principais desafios enfrentados pelo setor no dia a dia, na opinião dos profissionais.
A ausência de processos automatizados foi apontada por 43% dos respondentes, seguido pela concorrência de outras imobiliárias (31%) e pela inadimplência de locatários ou compradores (27%).
Segundo o estudo, os profissionais do mercado imobiliário estão conscientes do quão prejudicial é esta ausência de tecnologia: 76% acreditam que atividades demasiadamente manuais fazem com que a produtividade seja mais baixa.
A pesquisa, desenvolvida pelo 'Imobiliárias do Futuro', em parceria com a Superlógica, software de gestão para empresas de serviços recorrentes (imobiliárias, condomínios, empresas que cobram assinaturas e instituições de ensino), também mostrou que, embora ainda tenham sido prejudicadas pela crise em mais um ano de instabilidade econômica, a maioria das imobiliárias conseguiu crescer durante o ano de 2018 e está otimista para 2019.
Para 71% dos respondentes, as imobiliárias foram sim impactadas pelos efeitos da crise e, para 44% dos pesquisados, atrair clientes foi o maior desafio enfrentado no ano de 2018. No entanto, o clima para o futuro é de otimismo entre as imobiliárias. Quando o assunto é a expectativa para 2019, as respostas são animadoras: 76% acreditam que terão crescimento.
A pesquisa mostrou ainda que, apesar de os processos internos de imobiliárias ainda serem um desafio, os colaboradores estão buscando se atualizar. Do universo pesquisado, 82% declararam buscar informações sobre o mercado imobiliário constantemente para embasar decisões tomadas no seu dia a dia de trabalho. O principal meio utilizado para obter estas informações são sites especializados, principal resposta de 30% dos profissionais que responderam a pesquisa, seguido por blogs, resposta mais frequente de 18% e livros, principal meio de atualização para 8% dos respondentes.
E não é apenas nestes aspectos internos que as imobiliárias estão buscando se atualizar. A maioria delas (83%) utiliza as redes sociais para divulgar seus imóveis e colocar em prática o processo de prospectar consumidores, sendo os serviços mais utilizados o Facebook, Instagram e Whatsapp. Quanto ao atendimento e retenção das pessoas que já são clientes da empresa, 35% revezam múltiplos canais, de acordo com cada situação e a preferência do cliente: e-mail, telefone, whatsapp, atendimento online pelo portal e presencial.
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