Curso de inglês, rádio e informações de trânsito na categoria de aplicativos móveis

0

Em 2009, a telefonia celular viveu o boom dos aplicativos móveis. A tendência, inaugurada pelo iPhone da Apple, estendeu-se para diversas outras plataformas. No Brasil, vários desenvolvedores começaram a criar aplicativos para vender nas app stores ao redor do mundo. Diante disso, o Prêmio Tela Viva Móvel incluiu este ano uma nova categoria para premiar os melhores aplicativos móveis criados no Brasil. Os três finalistas escolhidos pelo júri são aplicativos bem diferentes: um curso de inglês, uma rádio pelo celular e um provedor de informações sobre o trânsito em grandes cidades brasileiras. Para participar da votação popular e escolher seus cases favoritos em cada categoria, o leitor deve acessar o site www.telavivamovel.com.br A votação dura até o dia 16 de maio.
A Vivo concorre com o Kantoo, um curso de inglês no celular. Seu nome é um trocadilho com a expressão "you can too". O aplicativo levou quatro anos para ser desenvolvido, a partir do trabalho conjunto de especialistas em linguística, pedagogia e tecnologia sem fio de vários países. O Kantoo permite que o usuário treine a fala, a escuta, a leitura e a escrita em língua inglesa através de exercícios interativos em sessões curtas, de alguns minutos cada. É um curso de inglês completo, com 32 unidades divididas em 256 exercícios interativos, totalizando 3,1 mil frases, 2,6 mil arquivos de áudio, 1,2 mil palavras de vocabulário e mais de 800 imagens, além de comunidade de relacionamento e jogos em inglês. O Kantoo está disponível para download para os clientes da Vivo. O curso custa R$ 3,99 por semana, sendo a primeira grátis. A operadora não cobra pelo tráfego de dados. O serviço conta atualmente com 50 mil usuários.
A rádio que está entre os finalistas é a Oi FM, com um aplicativo que permite escutar no celular, em tempo real, sua programação. Segundo a Aorta, responsável por seu desenvolvimento, foi o primeiro aplicativo de uma emissora FM brasileira lançado na App Store da Apple. O aplicativo foi disponibilizado em fevereiro de 2009, quando a operadora Oi ainda não vendia o iPhone. Isso garantiu à Oi a visibilidade de sua marca nos telefones de assinantes de seus concorrentes. O produto permaneceu por bastante tempo em primeiro lugar entre aplicativos de música gratuitos da App Store no Brasil. Mais tarde, ganhou versões para Symbian, RIM OS, Windows Mobile e Android e acrescentou funcionalidades de vídeo, foto, integração com Twitter, interatividade via SMS, dentre outras. O aplicativo registrou mais de 50 mil downloads e 500 mil acessos, com tempo médio de 4 minutos por ouvinte e gerando 800 terabytes de tráfego de dados para diversas operadoras.
Por fim, a LBS Local concorre com o aplicativo "Apontador Trânsito", que informa as condições do trânsito em tempo real nas principais ruas e avenidas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É possível também acessar imagens fornecidas por câmeras de trânsito mantidas pelas prefeituras, além de receber notícias do trânsito de acordo com a sua localização (acidentes, eventos etc). O Apontador Trânsito registrou mais de 100 mil downloads em um ano de existência. O aplicativo está disponível nas plataformas iPhone, Windows Mobile e Android.
Tela Viva Móvel
O case com maior quantidade de votos em cada categoria receberá um prêmio, cuja cerimônia de entrega ocorrerá no dia 19 de maio, às 18h30, após o primeiro dia de palestras do 9º Tela Viva Móvel, no Centro Cultural Frei Caneca, em São Paulo. O evento, que discute temas relacionados ao mercado de conteúdo para celular, é organizado pela Converge Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.