Uma semana após protocolar os prospectos de registro de companhia aberta e da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Nova York, o gigante chinês de comércio eletrônico anunciou nesta segunda-feira, 12, a inauguração de um data center em Hong Kong, medida estratégica para expandir seu negócio de computação em nuvem — ainda irrelevante em sua receita total — para além da China continental.
Sem revelar o valor investido na montagem do site, a companhia apenas informou que o data center foi construído em parceria com a Towngas, companhia de gás de Hong Kong, de acordo com informações do Digits, blog de tecnologia ligado ao The Wall Street Journal. O novo data center, que se juntará a outros sites que o Alibaba possui nas cidades chinesas de Hangzhou, Qingdao e Pequim, também é uma tentativa da empresa em expandir os negócios de seus dois sites de e-commerce Taobao e Tmall para fora da China continental, começando por Hong Kong, Taiwan e Cingapura.
O Alibaba criou sua unidade de negócios de cloud computing em 2009 para responder à demanda de vendedores que utilizam seus sites de comércio eletrônico. Segundo o pedido de registro de IPO feito pela empresa na semana passada, a receita do negócio de cloud ficou em US$ 90 milhões, representando apenas 1,4 % de sua receita total em 2013.
Apesar de incipiente, analistas acreditam que os serviços do novo data center em Hong Kong podem se tornar um grande negócio para a companhia em longo prazo, na medida em que as transações em seus sites de e-commerce crescem rapidamente.