Alibaba tenta impulsionar negócio de computação em nuvem com novo data center em Hong Kong

0

Uma semana após protocolar os prospectos de registro de companhia aberta e da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Nova York, o gigante chinês de comércio eletrônico anunciou nesta segunda-feira, 12, a inauguração de um data center em Hong Kong, medida estratégica para expandir seu negócio de computação em nuvem — ainda irrelevante em sua receita total — para além da China continental.

Sem revelar o valor investido na montagem do site, a companhia apenas informou que o data center foi construído em parceria com a Towngas, companhia de gás de Hong Kong, de acordo com informações do Digits, blog de tecnologia ligado ao The Wall Street Journal. O novo data center, que se juntará a outros sites que o Alibaba possui nas cidades chinesas de Hangzhou, Qingdao e Pequim, também é uma tentativa da empresa em expandir os negócios de seus dois sites de e-commerce Taobao e Tmall para fora da China continental, começando por Hong Kong, Taiwan e Cingapura.

O Alibaba criou sua unidade de negócios de cloud computing em 2009 para responder à demanda de vendedores que utilizam seus sites de comércio eletrônico. Segundo o pedido de registro de IPO feito pela empresa na semana passada, a receita do negócio de cloud ficou em US$ 90 milhões, representando apenas 1,4 % de sua receita total em 2013.

Apesar de incipiente, analistas acreditam que os serviços do novo data center em Hong Kong podem se tornar um grande negócio para a companhia em longo prazo, na medida em que as transações em seus sites de e-commerce crescem rapidamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.