Invista em seus clientes e saia da crise

0

Em tempos de crise econômica, reduzir custos é a palavra de ordem. Atualmente, os clientes resistem em gastar dinheiro, na maioria das vezes descartam o que lhes parece supérfluo. Nessas horas as marcas precisam tomar uma atitude, e não estamos falando de cortar custos ou pessoas, mas sim de inovar e criar novas formas de incrementar as vendas, estimulando novas compras e dando atenção devida aos clientes que já fazem parte da carteira, para que eles voltem mais vezes.

É preciso lembrar que os clientes são a bola da vez e ditam as regras do consumo, portanto estar em sintonia com eles é um dever de toda marca. Mas como fazer isso se a cada três notícias, duas são sobre a crise econômica?

Não é a primeira vez que as empresas brasileiras enfrentam uma crise. Na verdade obter sucesso no Brasil já é ser grande ao enfrentar burocracias, falta de mão de obra qualificada e tantos impostos. Nizan Guanaes, sócio e co-fundador do Grupo ABC de Comunicação, é um exemplo de que em tempos de crise é preciso usar a liderança e criatividade para deslanchar. Ele publicou a famosa frase "enquanto outros choram, eu vendo lenço" e soube se sair muito bem da crise de 1990 quando Collor estava no poder e haviam muitas incertezas.

Hoje em dia, a tecnologia avançou muito e é sem dúvida uma poderosa ferramenta de marketing e vendas. Nizan não tinha essas facilidades na época e mesmo assim encontrou uma forma de obter sucesso. Imagine então o que sua marca pode fazer hoje.

Uma empresa que soube utilizar esta inteligência é a Schoonere, cashback player de moda com lojas em São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Com ações focadas no Programa de Relacionamento com os clientes a marca conseguiu em março deste ano, ter mais de 15% de incremento de vendas. Este número só foi possível porque os clientes receberam incentivos de cashback para voltar.

Além deste excelente resultado, em torno de 25% das vendas da rede vieram de clientes incentivados pelo programa de ações de venda digital, por e-mail, SMS e Tele-marketing. Estes dados foram mensurados e fizeram o gráfico de desempenho da marca se manter em um ótimo nível, sem impactar negativamente o faturamento, ao contrário da realidade atual de muitas empresas.

Provavelmente as marcas já têm algumas informações básicas e histórico das últimas compras de seus clientes. Mas, não adianta ter todos esses dados e não saber como usá-los. Talvez você esteja com a faca e o queijo na mão, mas se pensar só na crise ou em problemas não saberá como encontrar a melhor maneira de usar isso ao seu favor. Então ao invés de se desesperar, pense com atenção nas informações que você já tem sobre seus clientes e invista em ações de relacionamento direcionado e automatizado. Mostre que você o conhece, que está cheio de ótimas novidades e quer vê-lo novamente dentro de sua loja. Crie oportunidades ao invés de comprar lenços!

Marcelo Klein, COO da Giver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.