A Locaweb comunicou hoje à CVM – Comissão de Valores Mobiliários – os resultados financeiros para o 1º trimestre de 2021, demonstrando o melhor desempenho de toda a história da companhia.
A empresa acredita que tal fato ocorreu graças ao intenso trabalho que vem realizando, que a torna o maior ecossistema do Brasil de soluções digitais e de e-commerce, especialmente para PME's. Além disso, o mercado reconheceu que os consistentes resultados e os diversos recordes que a empresa vem quebrando desde a abertura do capital, independente do contexto econômico, são fatores fundamentais para o bom desempenho. A maior prova disso está na valorização das ações, que já ultrapassa 448% desde fevereiro de 2020, quando entrou na B3.
Destaques:
– No commerce, a receita com assinaturas cresceu 154,9% em relação ao 1T20. Já a receita proveniente do ecossistema cresceu 209,7% em relação ao 1T20;
– No 1T21, o EBITDA Ajustado de Commerce cresceu 85,6% vs 1T20, totalizando R$17,5 milhões, o que já representa aproximadamente 50% do EBITDA consolidado do grupo;
– O TPV do Commerce cresceu 129,9% no 1T21 vs 1T20, atingindo R$565,3 milhões;
– O EBITDA Ajustado foi de R$36,6 milhões no 1T21, que representa um crescimento de 44,8% vs 1T20;
– As empresas adquiridas já representam um ARR (Faturamento Recorrente Anual) contratado de R$172 milhões, sendo R$112 milhões até março e R$60 milhões da provenientes da Bling;
– Posição de Caixa Líquido² de R$2.292,0 milhões. Ex IFRS 16, a Posição de Caixa Líquido é de R$2.366,5 milhões;
– Organicamente, o segmento de Commerce apresentou expansão de rentabilidade na comparação com o 1T20, atingindo 42,5% de margem EBITDA Ajustada. Já a margem EBITDA Ajustada orgânica do grupo foi de 28% (expansão na comparação com o 1T20);
– Intensificação dos esforços de Marketing no segmento de Commerce com manutenção da rentabilidade da operação (base orgânica);
– Construção de completa oferta de Serviços Financeiros (sub-adquirência, recorrência, sistema de gestão e crédito).
A empresa continua avançando de forma consistente e com um processo consolidado de aquisições. Só no primeiro trimestre foram quatro movimentos de M&A incluindo o da Bling, que aguarda aprovação do Cade e que será a maior aquisição da história da Locaweb.
Seguindo a tendência de aceleração da transformação digital e crescimento do e-commerce, e como antecipado nos resultados do 4T20, a companhia teve forte movimentação em adição de novas lojas, com expansão de 44,4% em comparação com o 4T20. Apenas em março, a média diária histórica de adição de novas lojas foi de +67,8% comparado à mesma métrica do 4T20.
Ao longo dos últimos anos, e especialmente a partir da metade final de 2020, a Tray vem apresentando crescimento consolidado em sua base de clientes, tornando-se mais escalável e previsível, por meio de uma estratégia que acompanha o cliente em toda sua jornada de compra – desde o início, quando ainda está na etapa de aprendizado e descoberta, até o momento da decisão.
Observando o segmento de BeOnline e SaaS, o volume de vendas para PMEs também permanece acelerado. No 1T21, as vendas apresentaram crescimento de 23,1% vs 1T20. Delivery Direto, por exemplo, continua apresentando crescimento na entrada de novos clientes e a base já é 150% maior do que em 2019, quando foi adquirida pela Locaweb.
Por fim, em maio a companhia passou a compor o Índice Bovespa, principal índice na B3, composto pelas ações com o maior volume negociado nos últimos 12 meses. As ações da Locaweb ingressaram na posição 49 dentre 84 ações listadas, integrando o índice com participação de 0,557%, à frente de empresas tradicionais que também estão no índice.