Você é a pessoa que chega em um novo lugar e fica tranquilo, vai sem medo e com leveza, ou fica nervoso? Sente vergonha e medo de se apresentar?
Fica em paz, você não está sozinho. Autoconfiança é um tema que faz parte de 100% das minhas palestras, e que tem um viés muitas vezes cultural, aqui no Brasil por exemplo, sempre fomos ensinados a não mostrar o nosso trabalho, a não contar sobre uma ação social ou algo bom que esteja acontecendo com a gente. "Ninguém precisa saber o que você faz"; "Vão te achar metida"; "Não conta pra ninguém, que dá inveja".
Mas o foco hoje é: Como mostrar autoconfiança na dose certa quando você chega num novo ambiente de trabalho?
Primeiro precisamos entender que autoconfiança está longe de ser arrogância. Muitas pessoas entram em julgamento quando uma pessoa começa a falar de si, mas tudo em acesso, nos leva a ter essa impressão.
Então, a primeira dica é: escute! Principalmente se você está em um cargo de liderança.
Já vi inúmeros casos de pessoas novas entrando nessa posição, como um furacão – mudando tudo, sem ouvir nada.
Calma, analise o ambiente, converse com as pessoas, e vá tomando nota de tudo aos poucos, mudança requer dados, sem isso, a sua ação será baseada apenas no que você acha que é com um pouco de presunção excessiva.
A segunda dica é: Faça sua lição de casa! Depois de ter acesso às informações que são importantes pro início do seu trabalho, leia mais sobre a empresa e seu setor, escolha nesse processo quem serão as pessoas que você pode contar pra que te ajudem na execução das suas atividades, se precisar, peça ajuda do RH, para que eles possam te direcionar. Isso nem sempre fica claro quando você começa um novo emprego.
Dica 3: Você está aí para aprender, bem, todos estamos, mas não esqueça que você foi contratado por alguma habilidade que a empresa estava procurando, que pode ser algo específico, ou algo que a empresa perdeu! Não abra mão também, de ensinar e de contar o que você sabe, porque você sabe! Demonstre suas habilidades e conhecimentos, através das suas experiências e vivências. Ela pode vir do seu último emprego, ou do apanhado deles, de viagens, de cursos, etc. Não se encolha para caber".
A tendência quando alguém novo chega, pra quem já está na empresa, é achar que sabe mais, não caiam nessa armadilha, isso é bem perverso, para quem recebe um novo colega de trabalho, seja empático e gentil, custa zero reais ser educado.
Eu não poderia deixar de trazer uma pauta importante aqui dentro dessa narrativa, sim, nós mulheres temos a tendência, por uma série de questões, a ter a autoconfiança bloqueada e isso acarreta em uma série de riscos, pro seu desenvolvimento, pro seu crescimento e até para sua permanência na empresa e cargo.
Eles podem ser causados por estereótipos de gênero: as mulheres podem se sentir mais pressionadas, e trocar a autoconfiança por autocrítica.
Então pare de se cobrar demais, você foi contratada porque é competente, e muito.
Desigualdade de gênero: as mulheres ainda enfrentam desigualdades em muitos aspectos da vida, incluindo salários e oportunidades de carreira, muito diferentes dos homens, sim amigos e minhas amigas, 2022 e ainda temos um longo caminho pela frente. Isso afeta diretamente a autoconfiança, por não se enxergarem no mesmo nível desses colegas, principalmente quando estão realizando a mesma atividade profissional.
Diferenças de socialização: a socialização entre homens e mulheres desde a infância, impactam diretamente!
Vocês sabiam que mulheres se candidatam menos a vagas de emprego, por não se acharem capazes de assumirem cargos, mesmo com experiência?
"Segundo uma pesquisa realizada pelo próprio LinkedIn, os homens se candidatam a mais oportunidades do que as mulheres, mas elas têm mais chances de conseguirem emprego.
O que está por trás desses dados mostra uma diferença de pontos de vista masculino e feminino sobre os processos de contratação. Segundo a pesquisa, as mulheres sentem que precisam atender a 100% dos critérios pedidos pela vaga, para se candidatar, enquanto os homens geralmente aplicam para os oportunidades após atender cerca de 60%."
Ao receber uma mulher na sua empresa, seja gentil, a gente já dá conta de muita coisa sozinha!
Vamos para uma lista de dicas práticas: Confira:
1 – Seja acolhedor: cumprimente o novo colega de trabalho e faça perguntas sobre ele. Isso mostrará que você está interessado em saber sobre ele, caso ele permita e dê abertura. Gere conexão.
2 – Ofereça ajuda: se o novo colega de trabalho parecer meio perdido, o que é quase um padrão, o oriente, ofereça a sua ajuda, direcione, seja a pessoa que colabora, e não a que afasta. A gente não sabe o quanto e o que essa pessoa passou pra chegar até essa vaga. E você bem sabe o quanto isso é desafiador.
3 – Respeito: Trate o novo colega de trabalho com respeito e gentileza, independentemente de sua posição ou habilidades.
Jéssica Simões, Co-Fundadora e Diretora de Relacionamento na Aster.