O Grupo Rede, que conta com oito distribuidoras de energia para abastecer 502 municípios do Brasil, espera obter ganhos de 10% a 30% a partir do segundo ano do seu contrato de ousourcing com a IBM. A companhia entregou à Big Blue o processamento das faturas de seus 3 milhões de consumidores.
O sistema de billing, fornecido pela Elucid, agora roda dentro do datacenter da IBM, em Hortolândia, na região de Sumaré, interior de São Paulo. O sistema é usado pela companhia elétrica há mais de dez anos e a terceirização do processamento aconteceu depois que a Elucid fechou acordo com a IBM para oferecerem juntas uma solução de billing on demand a distribuidoras de energia.
Antonio Vanderlei Soares, CIO do Grupo Rede, explica que, pelo modelo, a companhia paga para IBM pelo número de contas de luz emitidas. O sistema de gestão com informações sobre o consumo roda no datacenter da IBM, que entrega as faturas calculadas e impressas para a concessionária enviar aos clientes.
Além das aplicações de negócios como o ERP e billing, a Big Blue hospeda toda a infra-estrutura de hardware da empresa do setor elétrico.
Uma das vantagens da terceirização para a empresa, destaca Soares, são os ganhos da qualidade dos serviços de TI. Ele diz que a equipe dele não precisa mais se preocupar com processos operacionais. ?Agora sobra mais tempo para se dedicar à gestão dos negócios. O Grupo Rede quer é focar suas atenções na distribuição e geração de energia?, diz o executivo.
O Grupo Rede ficou dois anos estudando a terceirização de sua infra-estutura de TI, e o contrato com a IBM foi fechado há cerca de três meses. A companhia conta com quatro CPDs que atendem suas distribuidoras nos Estados de São Paulo, Tocantins, Pará e Mato Grosso. Na primeira fase, apenas um computador foi hospedado na Big Blue. Os outros três migrarão num prazo de seis meses.
Além de contrato com a IBM, o Grupo Rede terceiriza os serviços de help desk e gerenciamento de rede para a Unisys. Soares ainda estuda a possibilidade de terceirizar as estações de trabalho.