Empresas devem estar atentas aos riscos da terceirização

0

As empresas estão cada vez mais dependentes de fornecedores externos para prover soluções e serviços necessários para manter o andamento do negócio e a competitividade, o que pode ser uma proposta muito arriscada, principalmente em tempos de desaceleração econômica, avalia o Gartner.
Segundo Helen Huntley, vice-presidente de pesquisas do Gartner, à medida que as empresas aumentam a dependência de fornecedores terceirizados de produtos e serviços ficam cada vez mais expostas a riscos, principalmente aqueles envolvendo problemas com a entrega dos serviços e produtos contratados.
Por esse motivo, observa a analista, é crucial para as organizações que utilizam fornecedores externos entender os fatores de risco que permitem avaliar as falhas a que estão expostas.
Para ajudar nessa empreitada, o Gartner definiu quatro critérios principiais de monitoramento de risco com os quais as empresas devem estar atentas. O primeiro é o risco organizacional, com foco nas mudanças no quadro de pessoal dos fornecedores. Segundo a consultoria, muitas alterações no quadro de funcionários, principalmente em cargos mais altos, são indícios de que o fornecedor pode estar passando por dificuldades.
O segundo critério são os riscos financeiros e a consultoria avalia que é importante para as empresas monitorarem o desempenho financeiro dos seus fornecedores, como balanços e lucro líquido, ações, entre outros.
Como terceiro fator de monitoramento de riscos, o Gartner aponta os riscos de suporte. De acordo com a consultoria, as empresas devem estar atentas ao suporte dos produtos e serviços e se estes estão sendo entregues de acordo com os padrões previstos nos contratos. Esses fatores estão relacionados a mudanças que são realizadas nas soluções e que podem estar atreladas a demissões de pessoas-chave para o negócio do fornecedor, diminuição no nível do serviço ou deficiências nos produtos e serviços entregues.
Por fim, o Gartner revela que o quatro critério envolve os riscos de estratégia. A consultoria aconselha as empresas a ficarem atentas às alterações nas estratégias de negócios de seus fornecedores, como mudanças na abordagem de vendas e de marketing, estratégia geográfica do produto e foco de mercado de atuação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.