Um espaço dedicado para demonstração e discussão dos diferentes modelos de computação em nuvem foi criado pela Planus em sua sede, em São Paulo.
Com um total de 60 metros quadrados, a área consiste na junção dos especialistas e soluções da PlanusCloud, unidade de negócios da companhia voltada à prestação de serviços de outsourcing de tecnologia da informação (TI), com o CCoE (Cloud Center of Excellence), da HP.
O CCoE é um centro de demonstração de soluções de computação em nuvem convergente, instalado com base nas tecnologias da HP, recentemente inaugurado na Planus.
De acordo com Silnei Kravaski, diretor executivo da Planus, o novo espaço tem como objetivo possibilitar que as empresas testem e esclareçam todas as suas dúvidas sobre qual modelo de computação em nuvem adotar.
Além disso, permite o contato com todas estas tecnologias e a discussão com especialistas técnicos com experiência na operação destas soluções e serviços, enriquecendo a experiência do cliente em uma única vista.
"Por meio de workshops, que realizaremos semanalmente, será possível discutir e avaliar o impacto da computação em nuvem e, principalmente, facilitar a decisão das empresas de qual modelo adotar e como projetar e implantar o seu ambiente em nuvem", ressalta.
No espaço, o cliente poderá experimentar na prática os conceitos de Private Cloud por meio da solução HP CloudSystem Matrix, implementada com HP BladeSystem e a plataforma de virtualização VMware vSphere.
Simultaneamente, poderá visitar o centro de gerenciamento responsável pela gestão da operação de Public Cloud, da PlanusCloud.
Com essa iniciativa, a expectativa da Planus é reforçar a sua presença no mercado como uma empresa completa de TI, capaz de oferecer aos seus clientes alternativas que vão desde a tradicional aquisição de soluções até um full-outsourcing.
"Almejamos demonstrar diariamente a nossa capacidade e flexibilidade de desenvolver projetos customizados para as necessidades específicas de cada cliente", diz Kravaski.
Segundo ele, a adoção da computação em nuvem é uma decisão de negócio, que deve considerar benefícios tangíveis, retorno de investimento, vantagem competitiva, redução de custo e, sobretudo, estar alinhada com a estratégia da empresa.