A Vero e a Americanet – duas das principais provedoras de internet (ISPs) do país – estão fundindo suas operações, em uma transação que cria o maior ISP de banda larga fixa do Brasil, dom mais de 1,4 milhão de assinantes e 1,9 milhão de UGRs (Unidades Geradoras de Receita), que é a soma de produtos de voz fixa, telefonia móvel, TV por assinatura e banda larga.
A nova companhia, de escala nacional, tem faturamento aproximado de R$ 1,7 bilhão, EBITDA de R$ 700 milhões e cerca de 3.500 colaboradores diretos. Sua atuação passará para 450 cidades espalhadas por todo o Brasil, com presença relevante nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Do ponto de vista de cobertura de rede, as duas empresas são complementares, gerando um alto potencial de expansão e sinergias de negócios. Entre elas, está a otimização de investimentos em equipamentos e conectividade e do cross selling dos portfólios de lado a lado, com a oferta de produtos diferenciados nos mercados de varejo – B2C e de atacado – B2B.
Os fundos de investimento Vinci Partners, acionista da Vero, e a Warburg Pincus e Invest Tech, acionistas da Americanet, compartilharão o controle da nova empresa, com governança clara para garantir uma integração tranquila e eficiente. Nesta nova configuração, os acionistas da Vero terão cinco das nove cadeiras do Conselho de Administração, com 56% do negócio, enquanto os acionistas da Americanet terão 44% de participação e quatro assentos do conselho.
"A expansão inorgânica sempre foi um pilar fundamental na estratégia de crescimento das duas empresas, que fizeram 47 M&A's nos últimos quatro anos e desenvolveram grande expertise em integração de produtos, tecnologias, processos e pessoas visando sempre entregar a melhor experiência para nossos clientes. A união da Americanet com a Vero se dá pela força da infraestrutura e sinergia no formato de operação. Juntas, irão ampliar a cobertura nos diferentes estados brasileiros e otimizar a oferta de serviços, somando forças para formar uma empresa com potencial competitivo, frente às maiores operadoras do País", diz Lincoln Oliveira, CEO da Americanet.
Lincoln assumirá a presidência do Conselho de Administração da nova companhia, com atuação estratégica na integração dos negócios e no planejamento estratégico da companhia ao lado de Fabiano Ferreira, CEO da Vero e que será o CEO da nova empresa.
"A fusão da Vero e da Americanet cria uma nova referência no mercado, permitindo que as melhores práticas das duas companhias sejam levadas a um novo patamar. Seremos o ISP líder em UGRs, receita e EBITDA, com operações saudáveis, eficientes e com foco na experiência do cliente e no engajamento dos times para gerar resultados duradouros para o acionista, consumidor, colaborador e sociedade", afirma Fabiano Ferreira.
As duas empresas têm uma trajetória repleta de aquisições, marcada por uma expansão acelerada, demonstrando a tendência de consolidação das provedoras regionais de internet, hoje responsáveis pelo maior número de acessos à banda larga fixa no Brasil, de acordo com a Anatel. A fusão potencializará, ainda, características fundamentais para as empresas, sempre focadas na experiência do cliente, nas pessoas e na geração de valor dos seus serviços.
A solicitação ao Cade deve dar entrada na próxima segunda-feira, pois a transação está sujeita às aprovações regulatórias e concorrenciais de praxe, sendo que sua conclusão está estimada para ocorrer até o final do ano.