A Nielsen apresenta informações inéditas sobre o mercado publicitário online com uso de Digital Ad Intel, a exclusiva solução de análise de concorrência que avalia o ecossistema de publicidade digital e compara estratégias de anúncios. Com o crescimento do comércio online devido à pandemia e a chegada do segundo semestre, repleto de datas comerciais e comemorativas, os dados poderão ajudar o setor a analisar o potencial de consumo da audiência.
"Uma das fases mais importantes em uma campanha de marketing é o planejamento estratégico de mídia. Nela, os profissionais precisam identificar o mix de mídia ideal para entregar em relação aos objetivos de comunicação, bem como os papéis de cada canal, e determinar a alocação de orçamento mais eficaz. Também é crucial entender o que os concorrentes estão fazendo. Quanto e onde estão gastando? Quais mensagens-chave estão comunicando por meio de seus criativos de anúncios? A possibilidade de analisar o investimento de todo o seu ramo de atuação e ter essa informação em mãos na hora de saber como agir é o valor de uma solução como o Digital Ad Intel", afirma Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.
Por causa do crescimento do comércio online durante a pandemia, aumentou a necessidade entre as marcas de aprimorar a efetividade das campanhas publicitárias. Digital Ad Intel surge no mercado para dar suporte às companhias brasileiras com uma cobertura abrangente e coleta inteligente de dados que permitem uma visão representativa das compras de anúncios digitais dos anunciantes. Seu principal diferencial é fornecer insights detalhados das campanhas, como investimentos e impressões estimados, tipos de compras, share of voice (SoV) e principais produtores de conteúdo – nos formatos em websites, in-app e em mídias sociais.
A solução identifica oportunidades de publicidade entre plataformas ao apontar onde, quando e quanto os players gastam com a mídia, colocando os clientes sempre um passo à frente da concorrência. Por meio de um painel humano e outro virtual, é possível medir de forma instantânea os anúncios vistos pelos painelistas para calcular o nível de exposição de cada anúncio, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Segmentos que mais impactaram o mercado publicitário online no 1º semestre
Com o encerramento do primeiro semestre e das principais datas comerciais do período, como Carnaval, Dia das Mães, Páscoa e Dia dos Namorados, Digital Ad Intel apontou os segmentos que mais se comunicaram a audiência no primeiro semestre, conforme relação abaixo:
• Varejo – 17% (272 bilhões de impressões)
• Telecomunicações – 16% (249 bilhões de impressões)
• Assuntos de utilidade pública, educação e governo – 10% (156 bilhões de impressões)
• Entretenimento – 8% (135 bilhões impressões)
• Finanças – 7% (114 bilhões de impressões)
Em uma comparação entre o primeiro e segundo trimestres de 2022, a indústria do Varejo, Entretenimento e Finanças aumentaram seu volume de impressões (quantidade de anúncios disparados em campanha publicitárias e carregados em telas de desktops, celulares e tablets) em até 5%. Seria esse um indício de expectativas mais positivas para as vendas durante o ano?
Entre esses segmentos, os produtores de conteúdo com o maior número de impressões foram Facebook, Uol, Globo e Youtube ultrapassando um volume de mais de 547 bilhões de impressões no primeiro semestre do ano.