IDC: Vendas de mini-laptops crescem 60% na Europa

0

Os mini-laptops, computadores ultraportáteis como o Asus Eee PC, já chegaram a ser ridicularizados por alguns analistas, que os classificavam como meros equipamentos de brinquedo. Mas agora essa história começa a mudar, com o uso cada vez maior desses PCs por executivos em todo o mundo, que vêm ganhando um poder computacional antes sequer imaginado.

Uma prova disso é o expressivo crescimento que esses equipamentos vêm experimentando, segundo as últimas estatísticas de vendas trimestrais de PC da IDC. Na Europa, durante o segundo trimestre, os mini-laptops tiveram um aumento de 60% na comparação com o mesmo período de 2007, quase o dobro do crescimento de vendas de todas as demais categorias de computadores, que tiveram alta de 12% para 23% em relação ao ano anterior. Em todo o mundo, as vendas de mini-laptops no segundo trimestre subiram mais de 37%. Esse crescimento, segundo a IDC, foi provocado pelo grande apelo de portáteis de baixo custo.

Mesmo nos Estados Unidos, que passa por uma desaceleração da economia, as vendas de mini-laptops apresentaram crescimento, embora tenham sido menos acentuada: 17,7%, enquanto as vendas de desktop e servidores diminuíram 4%. Ainda assim, a IDC estima que as vendas desses equipamentos naquele mercado devem dobrar de 30 milhões de unidades em 2007 para 61,1 milhões de unidades em 2012.

Na região da Ásia/Pacífico, excluindo o Japão, o crescimento das vendas de todos os tipos de PCs recuou. Antes as vendas tinham aumentado 14%, depois 20% ou mais nos últimos anos. As razões da retração, segundo a IDC, foram o tremor de terra na China, os custos mais elevados da gasolina e as pressões inflacionárias.

Apesar do forte crescimento do mini-laptops nos últimos tempos, Bob O'Donnell, vice-presidente da IDC, observa que somente o tempo é que irá definir o sucesso desses PCs no mercado consumidor. "A melhor forma de medir o sucesso de consumo de PCs já não é a taxa de aprovação das famílias com PCs, ou mesmo o número de PCs por pessoa da família, mas sim o número de máquinas por indivíduo", enfatizou ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.