Telefonia é serviço com maior número de reclamações nos Procons

0

Os serviços de telefonia foram os que receberam o maior número de queixas de consumidores em Procons do país. Dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que centraliza estatísticas de reclamações feitas em todo o Brasil, mostram que o setor é o primeiro no ranking das reclamações há anos.

Em entrevista à Agência Brasil, Juliana Pereira, coordenadora-chefe do Sindec, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, afirmou que os fabricantes de telefones e as operadoras de cartão de crédito vêm logo atrás.

De acordo com o Procon-SP, só na capital paulista foram registradas 3.268 queixas contra operadoras de telefonia fixa entre janeiro e junho deste ano. Já contra fabricantes de telefone foram 1.902 e contra operadoras de cartão, 1.704. O atendimento, disse Juliana, é o principal motivo de queixa contra as operadoras de telefonia. Segundo ela, o problema é tão grave que um decreto presidencial foi publicado em julho fixando normas para o melhor tratamento dos clientes usam os serviços de atendimento ao consumidor (SACs) ou call centers.

Procurada pela reportagem, a Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a telefonia fixa só lidera o ranking de queixas em número absolutos. Proporcionalmente, o número de queixas contra o setor não ultrapassa 1% do número de seus clientes – percentual menor do que o apresentado por outros segmentos.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que representa os fabricantes de aparelhos telefônicos, informou, em nota, que "tem acompanhado as manifestações dos consumidores nos Procons de todo país e orientado suas associadas para que aprimorem as ações de atendimento para reduzir os problemas que os telefones possam apresentar".

Já a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) não retornou até a veiculação desta notícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.