ITI lançará novo site durante o 10º CertForum

0

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) lançará oficialmente sua nova página na internet na próxima quinta-feira, 20, data em que ocorrerá o 10º CertForum – Fórum de Certificação Digital. “Trata-se de um importante passo para a consolidação das melhores práticas da comunicação social desta autarquia. Não estamos apenas disponibilizando uma página na internet, mas uma ferramenta tecnológica que permitirá prestar os melhores serviços de informação aos internautas”, comentou o presidente do ITI, Renato Martini.

Segundo a assistente técnica do ITI, Celizara Silveira, o novo site será lançado em uma versão beta para que a fase final de desenvolvimento receba contribuições dos próprios usuários. “Há um público composto por Autoridades Certificadoras (ACs), entes governamentais, empresas e cidadãos que acessam a página do ITI para encontrar serviços, para a pesquisa acadêmica e de desenvolvimento de softwares, para ler notícias, entre outros. Nesse momento em que damos os últimos ajustes, a participação desse público será bastante importante para alcançarmos o melhor resultado possível”, destaca.

O novo site atende as principais exigências do governo federal que visam garantir a interoperabilidade e a acessibilidade ao usuário, além de estar aderente às atuais exigências tecnológicas da web. “Há mais possibilidades de interação entre o ITI e seu público internauta. Também ficamos atentos aos padrões e-PING e e-MAG, que normatizam o acesso à informação de todos os sites governamentais. Estamos bastante satisfeitos com o trabalho de todas as áreas participantes do projeto de criação do novo site do ITI”, declarou.

A analista em Tecnologia da Informação do ITI, Alessandra Lima, ressaltou que o novo site é resultado do esforço de áreas diversas que trabalharam conjuntamente no planejamento das ações, na idealização do projeto e na execução dos trabalhos. “É bastante gratificante poder concluir um projeto como o site do ITI, concebido e executado por áreas diversas como a Coordenação-Geral de Planejamento, Orçamento e Administração e a Assessoria de Comunicação Social. Todo o projeto está de acordo com a Instrução Normativa nº 4 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI/MPOG), que trata sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação, o que subsidiou um bom termo de referência e uma boa contratação. O resultado, bastante satisfatório, não poderia ser diferente”.

Convênio e disponibilização do assinador digital

Durante o 10º CertForum – etapa Brasília, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) firmará convênio com a Universidade de São Paulo (USP) para o desenvolvimento de um Middleware, programa de computador que estabelece mediações entre sistemas operacionais, softwares e aplicações, servindo como um elo entre os certificados digitais no padrão ICP-Brasil, as aplicações que os demandam obrigatoriamente e os diversos sistemas operacionais disponíveis no mercado.

Também haverá o lançamento do assinador digital de referência, resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre o ITI e o Colégio Notarial do Brasil (CNB), seção São Paulo. O assinador foi desenvolvido em conformidade com as políticas de assinatura normatizadas pela ICP-Brasil. Serão disponibilizadas duas versões do software. A primeira será para execução multiplataforma, isto é, em qualquer sistema operacional (Linux, Windows e Mac OSX), já que foi desenvolvida em linguagem Java enquanto que a segunda será para uso via Web.

O 10º CertForum – etapa Brasília é gratuito e destinado a desenvolvedores, especialistas, acadêmicos, estudantes, gestores governamentais dos três níveis (federal, estadual e municipal), consumidores da tecnologia e demais interessados em certificação digital e tecnologia da informação.

Em Brasília, o 10º CertForum ocorrerá paralelamente ao ICMedia 2012 – Conferência Internacional de Ciências Forenses em Multimídia e Segurança Eletrônica, evento que conta com o apoio do Departamento de Polícia Federal (DPF) e da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Além de Brasília, o CertForum ocorrerá na cidade de Florianópolis nos dias 17 e 18 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.