Nova pesquisa da Schneider Electric aponta soluções que podem reduzir emissões de carbono nos escritórios em até 70%

0

A Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, concluiu, em sua nova pesquisa, que o reequipamento de edifícios usando uma abordagem que priorize o digital é o melhor caminho para a descarbonização.

Estima-se que os edifícios representem 37% das emissões globais de carbono segundo o Tracking Clean Energy Progress da Agência Internacional de Energia de 2022. E, como cerca de metade deles provavelmente ainda estará em uso em 2050, de acordo com o Energy Technology Perspectives do mesmo instituto, o setor precisa reduzir urgentemente as emissões operacionais de carbono, tornando estas construções mais eficientes em termos de energia.

Os resultados da pesquisa mostram que a implementação das soluções de gerenciamento de energia e de edifícios digitais da Schneider Electric em escritórios poderia reduzir suas emissões operacionais de carbono em até 42%, com um período de retorno de menos de três anos. Se as tecnologias de aquecimento movidas a combustível fóssil forem substituídas por alternativas elétricas, e uma microrrede com fontes locais de energia renovável for instalada, as edificações terão uma diminuição adicional de 28% nas emissões operacionais de carbono, resultando em uma redução total de até 70%.

Mike Kazmierczak, Vice President of the Digital Energy Decarbonization Office, que lidera a pesquisa de base científica e a inovação de produtos para acelerar a transição energética dentro da divisão Digital Energy da Schneider Electric, explicou que: "Lidar com as emissões operacionais é a alavanca número um para descarbonizar os edifícios em escala e atingir metas de emissões líquidas zero até 2050. Essa pesquisa inovadora revela que a redução das emissões de carbono em até 70% é viável se transformarmos nosso estoque de edifícios em ativos eficientes em termos de energia, totalmente eletrificados e digitalizados".

A pesquisa, realizada com a empresa de design global WSP, tem como base a modelagem do desempenho energético e das emissões de carbono de um grande prédio de escritórios construído no início dos anos 2000 em várias zonas climáticas dos Estados Unidos, usando a linha de base ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) 90.1-2004 para escritórios grandes (12 andares, 46.728 m²).

Essa abordagem digital para reformas de edifícios é, no entanto, aplicável a todos os tipos de construção e climas e, portanto, é a estratégia de descarbonização mais eficaz, produzindo resultados rápidos com menos "carbono inicial".

A renovação por meio da implantação de tecnologias digitais não só atrapalha menos as operações diárias, como também é mais eficaz do ponto de vista do ciclo de vida do carbono. Deixar de descarbonizar rapidamente os edifícios também pode resultar em ativos irrecuperáveis que perdem valor e não são atraentes para investidores e locatários.

Além disso, uma pesquisa recente do Instituto de Sustentabilidade Global da Universidade de Boston e do Instituto de Pesquisa de Sustentabilidade da Schneider Electric estima que há um potencial considerável de criação de novos empregos por meio da transição para edifícios de baixo carbono.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.