Styllo automatiza processos de negócios

0

A Styllo, companhia especializada em locação de mobiliário para eventos, contratou a solução Sankhya-W, sistema de gestão web criado pela Sankhya. Com a implementação do sistema, a companhia, em pleno processo de crescimento, espera automatizar processos de negócio e ampliar sua capacidade de gestão.

A empresa foi fundada em 2008 pelos irmãos Jacson e Darcy de Andrade. Os dois, juntamente com o pai, eram proprietários de uma transportadora, mas o espírito empreendedor os levou a apostar em uma nova atividade. "A experiência em logística e o aquecimento do mercado de eventos no Rio de Janeiro foram decisivos para a escolha pelo setor de locação de mobiliário", conforme nos conta Jacson.

Ele lembra que a empresa cresceu rapidamente, triplicando sua equipe e estoque em poucos meses, impulsionada pela expansão da demanda por serviços especializados na área de eventos. Hoje a empresa está entre os principais players do mercado de locação de mobiliário e ocupa a 5ª posição no mercado do Rio de Janeiro.

Este crescimento tem levado a companhia a buscar a profissionalização da sua gestão, o que a deixaria preparada para um crescimento sustentável. Para automatizar e integrar seus processos, a Styllo acaba de implementar o Sankhya-W, com seus módulos financeiro, comercial, inventário/estoques e distribuição. De acordo com Bia Yuri Martins, gerente executiva da Styllo, a companhia precisava organizar e profissionalizar suas atividades, estruturando processos que antes eram realizados informalmente.

"Nossos setores estavam desconectados e isso prejudicava o controle de custos, vendas, lucratividade, estoque e logística. Por isso implantar um sistema de gestão era fundamental", ressalta. De acordo com a executiva, o Sankhya-W foi escolhido após uma pesquisa de mercado, que o apontou como a solução mais afinada com o ramo de atividade é capaz de acompanhar os processos internos da empresa.

"O Sankhya-W também foi o que apresentou recursos mais coerentes com nossa necessidade de negócio, se diferenciando ainda em itens como atendimento, apresentação do sistema e da proposta, preparo dos profissionais e transparência na negociação", afirma. Para ela, o sistema foi o que melhor conseguiu atender todas as demandas de gestão da informação da Styllo.

Processos integrados

Com a implementação, o Sankhya-W permitiu que a Styllo passasse a atuar diretamente na gestão de seu estoque, acompanhando o processo de locação desde o contrato até o retorno ao estoque, passando pela entrega, manutenção e permanência no cliente. Bia ressalta que acompanhar esta logística reversa é fundamental, uma vez que o serviço da empresa é totalmente atrelado a produtos do imobilizado com alto valor agregado. "No sistema, a logísticas de distribuição e a reversa são organizadas em integração com as vendas, permitindo gerenciar a disponibilidade do estoque em conjunto com os pedidos negociados, por meio do Portal de Vendas e do Portal de Movimentações Internas", explica.

A gestão também utiliza o Portal de Compras para administrar a aquisição de produtos e serviços. Com isso, o departamento financeiro é alimentado de informações, que são gerenciadas diretamente na Movimentação Financeira e Bancária.

De acordo com os fundadores da empresa, no modelo anterior o controle era superficial e apresentava lacunas, ameaçando o andamento dos negócios. "Hoje já temos para onde olhar, inserir, extrair, manejar e analisar nossas atividades gerais", afirmam, lembrando que é uma mudança cultural muito grande para a empresa, o que requer uma adaptação gradual, desde a direção até a equipe operacional. "Mas podemos certamente aumentar a eficiência logística, comercial e financeira, pois os relatórios estão mais organizados e ao alcance dos gestores em apenas um clique", dizem.

Nova cultura

Em uma empresa familiar, é natural que muitas atividades sejam realizadas com improviso, baseadas na experiência operacional dos proprietários e dos primeiros colaboradores. Contudo, o crescimento da empresa sempre mostra que a antiga maneira de fazer precisa de melhorias.

"Nesse sentido a Sankhya nos atendeu em nossas demandas específicas, mas também nos ajudou a incrementar as soluções que pensávamos anteriormente. O conhecimento e a experiência dos profissionais nos permitiram melhorar os processos e, ainda, abriu caminho para novos incrementos no futuro", afirma Bia. De acordo com a executiva, o atual ritmo de negócios levará à necessidade de uma ampliação em pouco tempo. "Também almejamos que a evolução dos negócios permita implantar outros módulos que oferecem mais ferramentas de análise", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.