Pesquisa: 60% dos executivos veem automação como oportunidade de oferecer melhor experiência ao cliente

0

Em um cenário no qual a automação ganha destaque, pesquisa conduzida pela everis conclui que 60% dos executivos consideram a tecnologia um caminho para melhorar a experiência do cliente. Ao mesmo tempo, o estudo também indica que os ambientes não devem ser 100% autônomos e revela que a participação humana deve se manter ao longo do tempo.

Intitulado de "Operações Híbridas – Estudo de Mercado 2019", o estudo apresenta as maneiras como os líderes de indústrias da região abordaram as novas tecnologias e analisa quais foram os desafios enfrentados ao integrá-las em suas operações.

O estudo foi realizado com informações obtidas a partir de uma entrevista com cerca de 50 executivos seniores responsáveis por iniciativas de automação em empresas líderes na América Latina, em setores como telecomunicações, tecnologia, seguros, bancos e varejo.

Os avanços e as experiências das empresas constatados na região são apresentados em quatro eixos: visão estratégica, alinhamento organizacional e de talentos, desenvolvimento de capacidades e experiência de implantação.

Entre os desafios que dificultam e retardam a adoção da automação em diferentes áreas de negócio destacam-se o surgimento acelerado de novas soluções tecnológicas cada vez mais sofisticadas, a falta de modelos de melhoria nos processos padronizados e o treinamento técnico e operacional dos colaboradores.

Diante desses desafios, as Operações Híbridas, abordagem operacional desenvolvida pela everis, garantem a transformação exponencial das operações, integrando o uso de tecnologia e capacidades humanas para uma ampla gama de funções, desde questões operacionais do dia a dia até a tomada de decisões com impacto nos negócios.

"Ao realizar este estudo, constatamos que a adoção dessas iniciativas na região vai além da eficiência, já que 60% dos entrevistados veem a automação como uma oportunidade de oferecer uma experiência de qualidade para cada cliente", afirma Carlos Company, sócio-diretor de Business Consulting da everis para as Américas.

O estudo mostra que os objetivos de longo prazo da automação não estão focados apenas no back office (que é atualmente onde a automação é mais utilizada), já que 45% dos entrevistados mencionaram que os processos de front office têm um maior potencial de benefício direto para o negócio, o que impacta nos planos de implementação das tecnologias de automação para os próximos anos.

As duas conclusões principais deste estudo são que: 1) a existência de desafios de negócios nem sempre convergentes dificulta a transformação operacional por meio da automação; e 2) a automação é apenas um dos vários fatores para articular uma arquitetura de sistemas tecnológicos dentro das operações de negócios das empresas da região.

Para ler o estudo na íntegra acesse aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.