O impacto da Thought Leadership na experiência de conteúdo B2B

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Tenho certeza de que você já ouviu essa frase famosa de um comercial: "Não basta ser pai, tem que participar". Vou me inspirar nela para dizer: "Não basta ser líder, tem que se posicionar." Onde? Em todos os lugares, mas especialmente nas mídias digitais e no Linkedin. Como? Com um conteúdo inteligente, de grande interesse para seus clientes e que apoie as suas decisões de compra, contribuindo para construir a força da marca.

Não é pouco. E tem mais: você também precisa participar ativamente das redes, conversando com seus stakeholders. Se tudo isso parece surpreendente, trago a seguir um pouco da minha experiência e de pesquisas para apoiar lideranças inspiradoras que estão entrando nessa era do conhecimento compartilhado – e se tornando as Thought Leaderships.

Segundo o autor Lee Frederiksen, Ph.D. em psicologia comportamental e consultor organizacional, o marketing de liderança inovadora é o processo de aumentar a visibilidade de conhecimentos especializados e acelerar a influência no mercado para atingir objetivos de marketing, como construir a força da marca ou gerar novos negócios. Os líderes inovadores são indivíduos reconhecidos por sua experiência especializada – são especialistas e influenciadores. Eles lideram o pensamento da sua área de atuação e conseguem tanto atrair as pessoas do seu mercado-alvo como levá-las a confiar em sua empresa como uma importante fonte de informações.

Apesar de não ser novidade no marketing B2B, o conceito de Thought Leadership vem se destacando como uma estratégia muito assertiva. Em parceria com o Content Marketing Institute, a Foleon traz insights interessantes para que os resultados se tornem ainda mais significativos. A plataforma destaca desafios de marketing de conteúdo que impactam a liderança inovadora, entre os quais:

1. Velocidade: produza conteúdo B2B consistente em ritmo acelerado. A estratégia de marketing de conteúdo deve incluir um processo eficiente, compreensão de seus objetivos e consciência do que seu público está procurando.

2. Engajamento: crie conteúdo envolvente e interativo. Para aumentar sua taxa de engajamento, o formato e o design do conteúdo devem capturar a atenção do seu público e aprimorar as informações apresentadas.

3. Incorpore liderança inovadora em sua estratégia de marketing de conteúdo. Contrate redatores que conheçam seu negócio e seu público-alvo, Identifique os especialistas e crie experiências de conteúdo envolventes.

Quando tratamos de tornar o conteúdo mais envolvente, vale prestar atenção a algumas dicas da Forrester. A primeira delas é a de ser empático. Sua estratégia de conteúdo deve colocar os clientes no centro: os desafios que eles enfrentam estão mudando rapidamente e os compradores querem saber que você entende seu setor, mercado, empresa e condições de negócios. Eles querem saber que você ouve os seus problemas e que pode oferecer soluções, não apenas palavras de simpatia.

Outro ponto diz respeito ao aumento da credibilidade. Seu conteúdo terá mais impacto em seu público se for apoiado por dados e experiência confiáveis. Adicione esse valor ao seu conteúdo trabalhando com influenciadores, analistas do setor e consultorias de pesquisa para criar, validar e colocar um nome ou marca confiável em suas ideias e sua liderança inovadora.

Lembre-se ainda de que o digital é um grande aliado estratégico, mas precisa ser mapeado de acordo com as diferentes necessidades dos compradores, em diferentes momentos, em uma variedade de canais. O digital oferece muitas oportunidades para criar conteúdo animado, dinâmico e interativo que pode explicar conceitos complexos de maneiras mais digeríveis e divertidas. No entanto, nenhum formato digital se destaca para todos os compradores e em todas as fases do ciclo de compra.

É fundamental ancorar o conteúdo de liderança inovadora com um tema/mensagem unificadora. Desenvolva sua estratégia de liderança inovadora definindo a ideia transformadora no centro de sua mensagem e, em seguida, mapeie essa mensagem em seu conteúdo para o ano todo.

A partir dessas adaptações, amplifique seu conteúdo com ativos derivados. Crie uma arquitetura narrativa que permita compartilhar continuamente dados e mensagens aplicáveis para envolver os clientes potenciais em cada etapa de sua jornada.

Eu teria muitas e muitas pesquisas e dicas para trazer aqui, mas a ideia é lançar sementes para que as lideranças entendam o grande poder de um conteúdo autêntico e inspirador para conquistar pessoas e mercados no B2B. Embora essa prática exista há um bom tempo, chegamos a um momento UAU! desse conceito e ainda vamos abordar esse tema muitas vezes.

Fernanda Nascimento, sócia-fundadora da Stratlab.

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