Proteção e segurança de dados são essenciais em produtos domésticos inteligentes

0

A casa inteligente é o sonho de consumo de muitas famílias, que querem contar com dispositivos e produtos domésticos inteligentes para facilitar as tarefas domésticas, ao mesmo tempo, em que reduzem seus gastos com energia. E esse é um mercado que, segundo estimativas da consultoria Mordor Intelligence, deve movimentar até US$ 57,64 bilhões em 2025.

Os riscos associados à proteção e segurança dos dados em produtos domésticos inteligentes têm sido objeto de vários estudos. Questão que também abrange a necessidade de estabelecer requisitos mínimos de segurança cibernética para avaliar a conformidade de dispositivos CPE (Customer Premises Equipment), que são os dispositivos em uso nas residências dos consumidores.

Os requisitos estão contidos no Ato 2436, de 07 de março de 2023, o qual define diversos requisitos de fábrica para garantir a segurança, como credenciais e senhas iniciais diferentes para cada dispositivo produzido, mecanismos de defesa contra tentativas exaustivas de acesso não autorizado, políticas claras para correção de vulnerabilidades e canal de comunicação exclusivo para reportes, entre outros.

Já sobre a configuração de senhas definidas pelo usuário, o equipamento deve apresentar conformidade aos seguintes requisitos: em primeiro lugar, não deve permitir o uso de senhas em branco ou fracas, e todas devem ter no mínimo 8 caracteres. Além disso, o manual do produto, em meio físico ou digital, deve informar as quantidades mínima e máxima permitidas de caracteres para definição de senhas.

Riscos estão por toda parte

Não há dúvida de que a tecnologia de casa inteligente permite ter mais segurança, conforto, eficiência energética e conveniência. No entanto, com o aumento do roubo de identidade, fraude e roubo de dados, os produtos domésticos inteligentes e seus usuários estão cada vez mais em risco.

A Internet das Coisas, ou IoT, está cada vez mais presente em nossas casas, com câmeras de segurança e fechaduras inteligentes, monitores de bebês, impressoras sem fio, Smart TVs, geladeiras e máquinas de café, todos oferecendo experiências aprimoradas por meio da conectividade. O desafio da segurança reside no fato de que uma parcela dos usuários ainda vê esses itens apenas como uma impressora ou uma trava de porta – não como um produto eletroeletrônico, como um computador, que requer proteção.

A verdade é que com nossos lares cada vez mais conectados, as oportunidades de hackers interferirem em nossas vidas e causarem danos estão aumentando. Como bem disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, "se tudo estiver conectado, tudo pode ser hackeado".

Produtos certificados e homologados garantem mais segurança

Analistas indicam que até 2030, a partir da expectativa de crescimento do mercado de produtos domésticos inteligentes, passaremos a conviver com pelo menos 15 dispositivos conectados em nossas casas.

Então, como garantir a segurança dos dados? Em primeiro lugar, ficando longe dos produtos piratas, não homologados, e podem conter falhas de segurança, permitindo a hackers o acesso a dados pessoais dos usuários, como informações financeiras, arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede doméstica. O barato pode sair (muito) caro!

Além disso, os produtos domésticos inteligentes devem ser certificados por um organismo designado pela ANATEL, como a TÜV Rheinland. Trata-se de um processo realizado anteriormente à homologação, e consiste no conjunto de testes e avaliações da conformidade que resultam na expedição de um Certificado de Conformidade. Só assim será possível usufruir de todos os benefícios e conforto oferecidos pelos produtos domésticos inteligentes e manter os hackers longe da sua casa.

Igor Martins, Gerente Comercial na TÜV Rheinland.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.