Brasil está entre os melhores países para offshore

0

O Brasil se manteve no ranking dos 30 países mais bem localizados para servir como base de operações offshore de TI, entre 72 países analisados pelo Gartner, que anunciou a lista dos "TOP 30", na quinta-feira, 11. O estudo aponta uma série de outros países como alternativas possíveis aos que compõem o chamado Bric (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China).
"Países como México, Polônia e Vietnã continuam reforçando suas posições frente às lideranças alternativas, enquanto outros estão trabalhando para entrar na lista do Top 30", afirmou Ian Marriot, vice-presidente de pesquisa do Gartner. Segundo o executivo, estes países buscam aproveitar a atual oportunidade no mercado, criada pelo aumento da necessidade das empresas em otimizar custos devido à crise econômica mundial.
Durante os últimos 12 meses tem havido um movimento significativo em muitos países para consolidar ou aumentar suas posições como principais locais para serviços offshore de TI. Como resultado, analisa Marriot, quatro países saíram da relação dos "Top 30" e foram substituídos por outros quatro que estavam fora da lista 12 meses atrás. "Isso não significa que aqueles que não estão no ranking tiveram um desempenho aquém neste ano, mas que a natureza dinâmica do mercado vê outros países tendo um forte progresso", comentou.
Os quatro países que deixaram o "Top 30" neste ano foram a Irlanda do Norte, Siri Lanka, Turquia e Uruguai. Enquanto passaram a fazer parte da lista o Egito, Marrocos, Panamá e Tailândia. Segundo o levantamento, aspectos como proximidade geográfica, fuso horário, compatibilidade cultural e idioma foram determinantes para a reorganização da listagem.
Como cresceu o número de empresas contratantes de serviço offshore que têm o francês como idioma oficial, o Marrocos foi beneficiado. Já Egito e Panamá alcançaram seus espaços devido às questões da proximidade geográfica e fuso horário, já a Tailândia se destacou graças ao custo do serviço oferecido.
A seguir, o ranking dos 30 principais países para serviços de offshore, divididos por regiões:
Américas: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, México e Panamá.
Ásia/Pacífico: Austrália, China, Índia, Malásia, Nova Zelandia, Paquistão, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.
Europa, Oriente Médio e África (EMEA): República Tcheca, Egito, Hungria, Irlanda, Israel, Marrocos, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia, África do Sul, Espanha e Ucrânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.