Campanha alerta consumidores sobre links maliciosos

0

Começa nesta quarta-feira (13) a quarta fase da campanha #FiqueEsperto, com dicas e informações para a população sobre os cuidados necessários para garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital. Neste mês de janeiro, as orientações são sobre os cuidados com os links recebidos, a importância de verificar se o remetente é confiável e evitar download e execução de arquivos a partir do endereço acessado, por exemplo.

Também é recomendável ter um cuidado especial com mensagens que oferecem prêmios e vantagens muito atrativas e não reencaminhar mensagens de origem desconhecida e com links duvidosos.

A Campanha #FiqueEsperto foi lançada em outubro do ano passado e conta com a participação dos setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo.

Nos dois primeiros meses, outubro e novembro de 2020, o foco da campanha foi oferecer informações para orientar os usuários quanto às medidas para proteger suas contas e senhas. Já em dezembro, as dicas foram para proteger os dados pessoais dos usuários e no próximo mês a campanha focará em cuidados a serem tomados com aplicativos que se fazem passar por outros para enganar os usuários.

Além do hotsite https://fe.seg.br/, as dicas também estão sendo enviadas mensalmente por SMS. Foram enviados ainda e-mails sobre o tema para clientes dos segmentos atendidos por entidades apoiadoras e feitas postagens nas redes sociais.

A iniciativa, liderada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa o setor de telecomunicações, conta com a parceria da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Associação NEO, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Federação Nacional de Bancos (Febraban), Internet Society Capítulo Brasil (ISOC Brasil) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Esta campanha se soma a outras iniciativas do setor de telecomunicações, especialmente neste momento em que a conectividade está sendo ainda mais fundamental para a população manter atividades à distância, como o home office, aulas virtuais e entretenimento.
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o país e de conectar todos os brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.