SAS fecha contrato de US$ 49,9 milhões com FDA dos EUA

0
28

O SAS estendeu a sua parceria de 40 anos com a agência norte-americana responsável pela aprovação de medicamentos e alimentos (FDA) para expandir suas capacidades de processamento de linguagem natural, inteligência artificial e machine learning por meio da plataforma SAS Viya. O objetivo é continuar apoiando a missão da FDA como uma agência essencial de saúde pública. Por meio de um acordo de compra de cinco anos no valor de US$ 49,9 milhões, o SAS auxiliará os esforços de transformação digital que estão em andamento na FDA.

Os projetos iniciais serão com o Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos (CDER, na sigla em inglês) da FDA, que ajuda a garantir que os medicamentos para humanos sejam seguros e eficazes para o uso pretendido. Por meio da parceria com o SAS, a FDA irá:

• Avançar na iniciativa do CDER de modernizar os programas de regulamentação de medicamentos;
• Fornecer vigilância nas instalações de fabricação de medicamentos impulsionada por analytics;
• Cumprir melhor a missão do centro por meio de outras iniciativas importantes.

Cliente de longa data do SAS, a FDA aproveitará o acordo para consolidar e expandir a expertise do SAS habilitada pelo Viya, plataforma de IA e machine learning baseada em nuvem que é o carro-chefe da empresa. O acordo envolve ainda horas dos especialistas em analytics do SAS que serão alocados dentro da FDA para ajudar a gerenciar e identificar oportunidades de modernização tanto dentro do CDER quanto em outras áreas da agência.

O acordo de compra se baseia em décadas de colaboração entre a FDA, o SAS e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos EUA. O HHS usa o software SAS em várias outras agências, incluindo Centros para Controle e Prevenção de Doenças, Institutos Nacionais de Saúde e Centros de Serviços Medicare e Medicaid. O SAS é utilizado em várias aplicações para vigilância de doenças, segurança de alimentos e medicamentos, combate à crise de opióides, fraude e abuso do Medicare e outras iniciativas de gerenciamento de desempenho empresarial em todo o HHS.

Deixe seu comentário