Contribuinte poderá receber informe de impostos por e-mail

0

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2590/07, do deputado Guilherme Campos (DEM-SP), que cria o Demonstrativo Geral de Contribuição – um extrato dos tributos pagos por pessoas físicas e jurídicas, que poderá ser enviado por e-mail trimestralmente aos contribuintes.

De acordo com a proposta, o extrato deverá conter informações sobre impostos e contribuições administrados pela Secretaria da Receita Federal. Ela prevê, no entanto, a possibilidade de convênios com os estados e municípios para a inclusão dos tributos nessas esferas.

O extrato deverá conter todos os tributos pagos pelo contribuinte ou retidos na fonte. Pela proposta, essa relação terá de ser enviada aos contribuintes trimestralmente. A critério do interessado, o documento poderá ser remetido por e-mail, desde que o sigilo das informações seja garantido.

Guilherme Campos argumenta que, embora os brasileiros sejam submetidos a uma carga tributária de 6,7 pontos percentuais acima da norte-americana (nos Estados Unidos a carga está em torno de 25,5% do PIB, enquanto, no Brasil, chega a 32,2%), os brasileiros pressionam muito menos o governo pela redução dos tributos. Segundo ele, "a principal explicação para esse desinteresse do contribuinte é a virtual invisibilidade da tributação aplicada no País".

Com Agência Câmara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.