Os fabricantes do setor eletroetrônico continuam com a percepção de que o mercado continua sofrendo com os efeitos da crise econômica mundial, já que, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 90% das empresas pesquisadas informaram que prosseguiram sentindo os efeitos da retração nas vendas em fevereiro.
Mesmo com uma pequena melhora em relação a janeiro, 70% das empresas indicaram que as vendas de fevereiro ficaram abaixo do registrado em igual mês do ano passado. Além disso, 60% das empresas pesquisadas pela Abinee apontaram que estas foram inferiores às expectativas.
O estudo apontou também que continuaram ocorrendo cancelamentos e reprogramações de pedidos, porém, em menor escala, já que 49% das empresas revelaram que suas encomendas em carteira permaneceram conforme contratado, contra 33% na pesquisa anterior.
Com essas indicações, a Abinee frisou que não houve alteração significativa no quadro de retração do mercado de produtos elétricos e eletrônicos em fevereiro. Tanto que a expectativa é de que as vendas no trimestre na comparação com igual período do ano anterior tenha queda para 64% das empresas, nível pouco menor que o verificado em janeiro, de 69%.
- Demanda prejudicada