A Intel está desenvolvendo um serviço TV baseado na internet nos Estados Unidos. Há meses, a fabricante de chips vem negociando com operadoras para utilizar infraestrutura a cabo e satélite no país, segundo pessoas ligadas ao assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal. O serviço não contaria com provedor de internet, que seria contratado independentemente pelos usuários.
A TV levaria o nome e a tecnologia da Intel. Em apresentações comerciais do novo serviço, a companhia tem mostrado também um set-top box próprio e a interface de navegação entre os programas. Não há, contudo, uma lista de atrações definidas. O serviço deve concorrer com o Google TV e a Apple TV, que já oferecem serviços de vídeos a TVs conectadas nos EUA.
O novo serviço, se confirmado, representa uma mudança drástica promovida pelo CEO da Intel, Paul Otellini, que sempre deixou claro em entrevistas a intenção de levar a fabricante para além da indústria de computadores. No contexto norte-americano, a indústria de entretenimento vê crescerem os gastos dos consumidores com serviços de vídeo sob demanda e mais tempo dispendido nesse tipo de mídia, principalmente em dispositivos móveis.
A estratégia vai ao encontro também da contratação de Erik Hugges, ocorrida em outubro do ano passado, para o cargo de gerente geral da nova área de negócio chamada Intel Media. O executivo é especialista em serviços de transmissão pela internet e chegou a anunciar um centro da Intel em Londres responsável por cuidar de software de "experiência de uso" para TVs. Até agora, poucos detalhes foram divulgados, mas a empresa já anunciou que pretende subir na cadeia de valor desse mercado oferecendo chips para set-top boxes e assistência a consumidores de TV sob demanda.