Em seu discurso de abertura durante a Conferência da RSA de 2013, Art Coviello, vice-presidente executivo da EMC Corporation e presidente executivo da RSA, a divisão de segurança da EMC falou sobre as maneiras com que o Big Data está transformando a indústria de segurança, a tecnologia da informação, os negócios e a sociedade.
Especificamente, Coviello enunciou como uma estratégia de segurança inteligente que utilize poderosas análises de Big Data poderá ajudar os profissionais de segurança a recuperar as vantagens de vigilância e de tempo para melhor detectar e defender contra as ameaças avançadas.
O ainda a enorme quantidade de dados não estruturados sendo produzidos e que a riqueza e variabilidade destas informações oferecem grandes oportunidades para os negócios e a sociedade, enquanto também trazem novos vetores de ataque para pessoas mal intencionadas.
"Porém, novas técnicas e ferramentas estão chegando via online para analisar todos esses dados. Não vai demorar muito para que as aplicações e o armazenamento de Big Data tornem-se as 'joias da coroa' de uma organização. E estas joias estarão prontamente acessíveis na nuvem e via dispositivos móveis em todas as nossas empresas hiperconectadas – e não só por nós, mas também por nossos adversários".
Ele também proclamou por um nível mais realista de compreensão quando se trata da escalada de ameaças. "Possuir o nível certo de compreensão é fundamental, porque se nós, enquanto indústria, supervalorizarmos esta situação, as organizações não tomarão as medidas necessárias para prepararem a si mesmas".
Coviello propõe que as organizações não podem mais se darem ao luxo de permanecerem ociosas quando se trata de atualizar suas medidas de segurança e que devem estar dispostas a tomarem medidas para adotar um modelo de segurança inteligente para melhor protegê-las contra ameaças desconhecidas. A indústria de segurança, disse ele, deve também desenvolver uma capacidade adaptativa construída sobre analises de segurança, controles baseados no risco e múltiplas fontes de inteligência de ameaças para ajudar as organizações de segurança a identificar mais rapidamente e responder às ameaças.