Schneider Electric amplia portfólio de Smart Water Solutions

0
44

Com o crescimento da população e a intensificação da urbanização, a necessidade por um setor de saneamento mais desenvolvido e inteligente tem ganhado força nos últimos anos. Para dar apoio e atender a esse mercado, a Schneider Electric tem ampliado seu portfólio de smart water solutions para uma gestão mais eficiente, acessível e sustentável.

"Mesmo que seja essencial para todos, o setor de saneamento tem crescido menos que outros segmentos da infraestrutura nos últimos anos. No entanto, com a aprovação do Marco Legal do Saneamento Básico, há uma grande expectativa de novos investimentos e da inserção de tecnologias para melhorar as operações", diz Carlos Urbano, diretor de Industrial Automation da Schneider Electric Brasil.

Nesse sentido, a Schneider Electric desenvolveu soluções para o gerenciamento de águas residuais e para a automação e conservação de energia no saneamento. Entre os benefícios que essas tecnologias podem trazer para o setor estão a gestão mais eficiente de perdas na distribuição de água potável, o controle de qualidade da energia elétrica e a integração de sistemas de automação para tratamento avançado de plantas de água e esgoto.

Urbano explica que, com as vantagens de soluções hídricas eficientes, o setor pode vencer seus principais desafios, como as mudanças climáticas – e, consequentemente, a escassez ou o excesso de chuvas –, o envelhecimento da força de trabalho e, principalmente, o aumento da urbanização. Além disso, é possível reduzir os investimentos em Capex e Opex.   

"Existe uma cadeia grande de empresas envolvidas em projetos de segmento, passando por operadores, concessionários, empresas de EPC [Equipamento de Proteção Coletiva], fabricantes de equipamentos e integradores. Sem dúvida, cada participante dessa cadeia necessita e almeja eficiência nos processos, com ênfase em sustentabilidade e maior inteligência", afirma Urbano.

Deixe seu comentário