A fabricante japonesa de eletrônicos Sony confirmou a redução na estimativa de resultados para o ano fiscal de 2010, encerrado em 31 de março. Dois dias depois de divulgar balanço preliminar, companhia anunciou uma retração de 6,7% na receita, que totalizou 7,21 trilhões de ienes (o equivalente a US$ 77,5 bilhões), contra 7,73 trilhões de ienes registrados no exercício fiscal anterior. O prejuízo líquido foi de 40,8 bilhões de ienes (US$ 43,9 milhões), mas inferior à perda de 98,9 bilhões de ienes apurados no ano fiscal de 2009 (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Em comunicado, a Sony informou que a queda nas vendas de PCs da linha Vaio afetaram o resultado, sem, no entanto, especificar de quanto foi a redução. A companhia informou que o balanço também foi impactado pelo desempenho da Sony Ericsson, joint venture que a empresa mantém com a companhia sueca para fabricação de celulares. De todo modo, a redução da receita foi preponderantemente por causa da baixa de 19,9% nas vendas da divisão de produtos de consumo, que inclui as TVs LCD e máquinas digitais.
Para o ano fiscal de 2011, que termina em 31 de março de 2011, a Sony projeta voltar a registrar lucro, de 140 bilhões de ienes, além de aumentar em 5% a sua receita, para 7,6 trilhões de ienes.
- Balanço