Bahia ganha serviço inteligente de ônibus

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Quem utiliza o transporte de ônibus em Salvador terá agora um serviço mais inteligente. O Grupo Evangelista (Gevan), que controla 35% da frota da capital baiana com as empresas Axé Transportes, Praia Grande, Joevanza, Boa Viagem e União, acaba de implementar em sua frota um sistema de inteligência de negócios desenvolvido pela baiana Softwell Solutions, com tecnologia IBM. O sistema viabiliza o monitoramento em tempo real da frota e disponibiliza internet grátis para os passageiros. Durante a viagem, agora é possível ver e-mails, usar serviços de mensagem instantânea e navegar por sites de notícias e entretenimento.
O projeto, que automatiza todos os processos nos veículos, traz várias vantagens para a empresa de transportes, como redução de custos operacionais, otimização da receita, melhoria da segurança e melhor qualidade dos serviços prestados aos usuários. A Gevan vem apostando na nova tecnologia desde setembro do ano passado, quando deu início aos primeiros testes em alguns ônibus da sua frota a fim de oferecer um serviço diferenciado aos passageiros. "O projeto permite que analistas e responsáveis por decisões do Grupo tenham acesso rápido às informações históricas e operacionais, proporcionando uma tomada de decisão mais inteligente sobre a alocação de recursos e melhor atendimento aos passageiros em suas rotas", enfatiza Matheus Souza, vice-presidente do grupo.
Após testes realizados em umas das linhas (Plataforma – Pituba), da Praia Grande Transportes, a empresa instalou wireless em todos os veículos da linha e, gradativamente, o instalará em todas as que operam em Salvador. Nos ônibus os passageiros podem usufruir dos serviços com mais tranqüilidade, aproveitando o tempo da viagem para agilizar alguns trabalhos e conversar em tempo real sem nenhum custo adicional.
Para Wellington Freire, Presidente e CEO da Softwell, a solução, denominada de Techbus, mostra como a tecnologia pode contribuir para tornar os transportes e as cidades mais inteligentes, com infraestruturas eficientes para atender às demandas das populações que crescem em ritmo cada vez mais acelerado. "Algumas grandes cidades do mundo, a exemplo de Estocolmo e Cingapura, começaram suas transformações pelos seus sistemas de transportes, adotando soluções da IBM de Cidades Mais Inteligentes. Em Salvador estamos seguindo esse caminho e trabalhando com a IBM – nossa parceira – no desenvolvimento de um sistema de transporte que, com certeza, deixará a cidade mais instrumentada, mais interconectada e, sem dúvida, mais inteligente" afirma o CEO. A solução abrange ferramentas de inteligência de negócios no gerenciamento de frotas, manutenção dos veículos, segurança, GPS, além de um sistema de mídia indoor.
A solução Techbus foi desenvolvida em Maker – a plataforma de desenvolvimento de softwares da Softwell – rodando sobre arquitetura IBM: softwares Cognos (Business Intelligence), Informix e DB2 (banco de dados) e ainda um software para aplicação de servidores da linha Websphere, que funcionam como fonte de coleta de informações para o sistema de inteligência de negócios. O Cognos permite que a empresa consiga automatizar processos, como o desenvolvimento de rotas mais eficientes do ponto de vista de uso de combustível e a determinação de como o sistema é utilizado pelos passageiros, de modo a alocar ônibus, motoristas e rotas que atendam à demanda.
Para dar suporte à gestão foram instalados servidores nas garagens, enquanto cada veículo recebeu um microcomputador especial, equipamentos Wi-Fi e redes 3G, GPS, Sensor de Catraca, Etiqueta de RFID, Câmeras de Vídeo, além de dois monitores com telas de LCD para exibição de informações e mídia baseada em georeferenciamento (pela localização do veículo), que funciona como uma nova fonte de receita para a empresa.
Tecnologia da Solução
A solução permite o monitoramento completo da frota em tempo real, otimizando a operação do transporte urbano. O sistema captura dados dos veículos a partir de vários pontos: sensores nas catracas e nas portas dos ônibus; câmeras nos veículos, nas paradas e nos terminais; além de um sistema de GPS usado para rastrear a localização dos ônibus.
Entre os diferenciais do projeto está o uso de redes 3G e tecnologias como SMS para enviar e receber informações de um aplicativo central de inteligência de negócios. A proposta desenvolvida pela Softwell com tecnologia IBM também incluirá componentes de reconhecimento facial, onde as imagens capturadas dos rostos de passageiros são gravadas no sistema e podem ser comparadas com bancos de dados criminalísticos, ajudando a polícia a encontrar criminosos ou pessoas desaparecidas e a combater assaltos em tempo real.
Além disso, as câmeras no sistema gravam tudo que ocorre dentro dos ônibus e contribuem para evitar as tentativas de burlar o pagamento da passagem e fornecer provas para investigação de ações criminosas.
Para as pessoas que dependem do sistema de transporte público e que, em geral, não sabem quando o ônibus está atrasado ou se a condução já passou por determinado ponto, a solução inclui um sistema de comunicação via SMS e mídia, que disponibiliza informações sobre itinerários, além de notícias em geral. Os passageiros também podem ter acesso às informações via Internet. Atrasos e ocorrências do gênero podem ser verificados por meio de dispositivos com acesso à Web.

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