Para acompanhar o boom do mercado de construção civil, que vem se expandindo devido à estabilidade na economia, assim como pelas demandas de programas como o Minha Casa, Minha Vida e os investimentos em infraestutura para a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no País, a Construtora Celi, empresa sergipana de construção civil pesada e incorporação, decidiu investir R$ 3 milhões na implementação da ferramenta de gestão da SAP para gerir as necessidades da empresa em todos os Estados em que atua.
Para atender suas necessidades de crescimento, a Celi optou pela solução que considerou a mais aderente ao segmento de construção civil, a tecnologia pré-configurada de engenharia e construção da Sonda Procwork, unidade de negócios focada em serviços de TI da Sonda IT, companhia latino-americana de Tecnologia da Informação.
"Contratamos a Sonda IT por avaliarmos que era a parceira da desenvolvedora SAP que melhor falava a nossa língua", esboça Cristina Castro, gerente de TI da Construtora Celi, explicando que a solução SAP All-in-One pré-configurada para o segmento de engenharia e construção, produto desenvolvido pela área de Business Architecture da Sonda Procwork, é a ferramenta que melhor poderia atender aos requisitos do modelo de negócio da construtora.
Presente no mercado há 43 anos, a Construtora Celi implantou em 1999 o Selo de Entrega Garantida, medida que visa registrar o dia, mês, ano e hora exata em que o empreendimento será entregue. Sob este aspecto, o uso do SAP vem para agregar uma gestão mais eficaz das obras, assegurando que a prerrogativa protocolada pela empresa seja cumprida. "A ferramenta trará a visibilidade e agilidade das informações e, com isso, será possível identificar possíveis erros ou demandas iminentes para uma tomada de decisão assertiva", explica Cristina.
O projeto, que envolverá 100 usuários, entrará em operação em setembro. Além do ERP, duas soluções complementares ao SAP, ambas desenvolvidas pela Sonda IT, também estão no escopo da implementação: o pw.FC (Fluxo de Caixa), que ampara os trâmites financeiros, e o pw.GC (Gestão de Carteira), responsável por gerir os processos de recebíveis. "Necessitávamos de soluções que impactassem nas diversas unidades de negócio da empresa e que fossem totalmente integradas ao SAP. Desta forma, teremos o controle total de nossas atividades", explica Cristina.
- Solução All-in-one