Banco Pine adota projeto de continuidade de negócios

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O Banco Pine, focado no segmento empresarial, firmou um contrato com a IBM Brasil para aumentar o nível de confiabilidade de suas operações e garantir conectividade aos clientes de forma ininterrupta. A IBM desenvolveu e implementou um plano de continuidade de negócios para atender à necessidade de mercado da empresa, já que qualquer parada no seu sistema pode representar grandes perdas para os clientes e o banco.

O projeto, implementado pela área de serviços da IBM Brasil, consiste em duas diferentes soluções: a primeira, Work Area Recovery, parte de uma estratégia que inclui componentes compartilhados e promove a recuperação da área de trabalho para atender aos funcionários em uma situação de emergência, além de recursos de TI que permitem restaurar o ambiente produtivo da companhia.

A segunda parte, do resultado da análise das aplicações do Banco Pine para o site de contingência, que conta com ambiente de TI dedicado ao banco, onde as aplicações mais críticas são replicadas em solução de contingência HOT e as demais aplicações recuperadas em tempo de contingência.

Com a adoção dessa solução de continuidade de negócios em um site secundário, onde estão espelhados todos os dados da operação principal da empresa, o Banco Pine torna-se capaz de lidar com rupturas das atividades em caso de desastres ou imprevistos. “Concluímos que era preciso aumentar o alcance da nossa ferramenta de continuidade de negócios e decidimos trabalhar com uma tecnologia que oferecesse mais conhecimento e confiança para aumentarmos nossa capacidade e agilidade”, explica Antonio Felipe Redondo de Oliveira, superintendente executivo de TI do Banco Pine.

O objetivo do plano de Continuidade de Negócios é identificar e mapear os processos críticos para que a empresa atue de forma a reduzir os riscos e impactos de indisponibilidade causados por paradas não planejadas. Em situação de interrupção do site principal, o site de contingência assume a produção com rapidez, de forma transparente ao cliente e usuário final.

“Com a indústria financeira cada vez mais complexa e interconectada, o risco e o custo de uma paralisação no serviço prestado podem trazer um grande transtorno para a empresa. Assim, buscamos na IBM a experiência e capacidade para desenvolver em conjunto com o Banco Pine um produto de qualidade e que ainda nos proporcionará, além da agilidade, redução de custo total”, conclui Oliveira.

Os ambientes de recuperação foram projetados para restaurar o funcionamento da empresa no menor período de tempo e minimizar os riscos de possíveis perdas. O foco é ajudar a garantir a segurança dos dados, manter os funcionários responsáveis por trabalhos críticos on-line, conservar os principais processos da empresa em funcionamento e, então, quando o sistema principal estiver restaurado, migrar os dados inteiros de volta ao ambiente principal.

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